Diamante cor-de-rosa com 170 quilates descoberto em Angola

spot_img

A empresa mineira Lucapa Diamond Company anunciou que foi encontrado, na mina do Lulo, um diamante rosa puro que denominaram de “rosa do Lulo”.

Lucapa, Endiama e Rosas & Pétalas são parceiras na Sociedade Mineira Do Lulo e informaram em comunicado enviado à Agência Lusa que este diamante pesa 170 quilates e é um dos maiores diamantes cor-de-rosa alguma vez descoberto. Junta-se aos dois maiores diamantes já descobertos em Angola, também nesta mina.

O ministro dos Recursos Minerais de Angola, Diamantino Azevedo, afirmou que “este recorde e espetacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua a mostrar que Angola é um ator importante no panorama mundial da extração de diamantes”.

O “rosa do lulo” ainda precisa de ser cortado e polido para atingir o seu valor total, um processo em que uma pedra pode perder 50% do seu peso. Contudo, a pedra será vendida em leilões internacionais e espera-se que atinja um preço extremamente elevado.

Em comunicado lançado pela Endiama, a empresa afirma que se trata de uma “descoberta histórica” e que ao contrário do que a imprensa tem afirmado, apenas “se acredita que seja o maior diamante cor-de-rosa recuperado nos últimos trezentos anos”.

Houve muitas notícias referindo que este é o maior diamante de sempre recuperado na mina do Lulo, razão pela qual a Endiama se viu obrigada a corrigir essa informação em comunicado, esclarecendo que “este histórico diamante cor-de-rosa é o 5º maior diamante e é o 27º diamante com mais de 100 quilates recuperado até à data na concessão do Lulo”.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES