Categories: DestaquesExploração

Descobertas novas áreas com potencial diamantífero na Índia

As quatro áreas que potencialmente contêm diamantes estão localizadas em Wanaparthy e Nagarkurnool, no estado de Telengana, noticiou o Times of India.

Através de imagens de satélite, que cobriram uma área de 690 km quadrados perto do Rio Krishna, foi possível chegar à conclusão de que existem kimberlitos e lamproítos nos locais.

O jornal explicou que as imagens de partes dos dois distritos foram obtidas pelo IRS LISS-IV e foram processadas através de várias técnicas digitais até revelarem a presença de kimberlitos e lamproítos.

Acrescentou que os pesquisadores encontraram nas imagens intersecções de falhas, fraturas e juntas, entre outras caraterísticas que se traduzem como possíveis locais de kimberlitos e rochas.

De acordo com o professor de geofísica da universidade G. Ramadass a área além de ser servida pelo rio Krishna e vários ribeiros está também interligada a vários tanques de irrigação.

A bacia de Krishna é conhecida pelo seu potencial diamantífero e o centro de geofísica de exploração e do departamento de geoquímica aplicada da universidade nas mais recentes pesquisas distinguiu quatro áreas específicas, Bollaram, Chintapally, Kollapur e Sampatraopally, que podem ser exploradas a fim de se encontrar diamantes.

A área analisada nas cidades de Nagarkurnool e de Wanaparthy mostrou kimberlitos e lamproítos dentro das zonas estruturalmente fracas: “A interceção de lineamentos estruturais tratados como falhas e juntas são propícios ao aparecimento de diamantes”, explicou a equipa de pesquisadores.

Ao integrarem as imagens de satélite com as caraterísticas estruturais, geomorfológicas e litológicas da região, os pesquisadores confirmaram que as áreas analisadas estão próximas de zonas diamantíferas bem estabelecidas e conhecidas.

Estão localizadas “a Nordeste do campo de kimberlito de Wajarakarur, a Leste dos campos de kimberlito de Raichur e Tungabhadra, a Sudeste do campo de kimberlito de Narayanpet, a Sudoeste do campo de lamproíto de Krishna e a Noroeste do campo de Chelima”, afirmou o jornal.

Fonte: Times of India

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.