Imagem: https://www.istockphoto.com/br/foto/mina-de-diamantes-jagersfontein-gm638753572-114724555
Uma barragem na mina de diamantes Jagersfontein , na África do Sul, desabou no início de domingo, provocando fortes inundações que danificaram propriedades e mataram pelo menos três pessoas.
Cerca de nove casas foram colhidas e mais de vinte danificadas pelas águas da enchente depois da parede da barragem da mina histórica ter desabado, revelou Nathi Shabangu, porta-voz do Departamento de Recursos Minerais e Energia da África do Sul.
A mina na província de Free State da África do Sul , anteriormente propriedade da De Beers, fechou na década de setenta.
O colapso da barragem também resultou na perda de energia na pequena cidade de Jagersfontein, com águas da enchente e a lama a cortarem o acesso da Eskom Holdings a uma importante subestação elétrica. Em comunicado a empresa afirmou que está a trabalhar para restaurar os suprimentos.
Os depósitos e o lodo da mina supostamente ainda pertencem à De Beers e o acesso do governo foi restringido por uma ordem judicial, disse Shabangu.
“Também temos relatos de que a mina foi vendida para terceiros, sem o envolvimento do DMRE por ordem judicial”, acrescentou o porta-voz.
O Minerals Council South Africa, um grupo de lobby da indústria de mineração, disse que a causa do colapso da barragem é desconhecida.
Atualmente os ativos da Jagersfontein não são da propriedade de nenhum dos seus membros e não há informações sobre a estrutura de propriedade ou o padrão de gerenciamento dos lixos, disse o grupo em comunicado.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.