A De Beers Canada comprou o Projeto Chidliak, na ilha de Baffin, no Canadá, em Setembro de 2018, como parte da sua compra da Peregrine Diamonds por 107 milhões de dólares canadianos.
A exploração do local, que tem 42 000 hectares no total, está em curso desde 2008 e até agora já foram descobertos 74 kimberlitos.
Além de o Projeto poder afetar as comunidades inuítes e os ursos polares, alguns grupos de proteção de vida selvagem estão a alertar para o facto de as populações de caribus (renas) já estarem em declínio e que a mina pode pôr em perigo os seus locais de parto.
O governo do Canadá presente no território de Nunavut também se mostrou preocupado com a questão do bem-estar dos caribus e dos ursos polares no Verão. De acordo com o jornal da região Nunatsiaq News, o departamento federal de Crown-Indigenous Relations and Northern Affairs do Canadá refere que os empregos e os negócios inuítes devem ser uma prioridade se o projeto for adiante.
A De Beers Canada apresentou uma proposta, que inclui uma pista de pouso, uma pedreira e uma estrada de acesso, ao Conselho de Revisão de Impacte de Nunavut, no mês passado, e espera começar a operar a mina em 2026. A sua fase de encerramento seria a partir de 2045.
A empresa garantiu que irá trabalhar de forma a minimizar um impacte negativo na área, ao escolher métodos que produzam menos carbono, por exemplo, através de uma tecnologia que permite que a fábrica de processamento seja móvel.