De Beers lança coleção de diamantes azuis extremamente raros

A De Beers Exceptional Blue Collection conta com oito diamantes naturais azuis e bastante raros (Fancy Blue). Os diamantes têm várias formas e pesos, totalizando 32,09 quilates. Os oito diamantes serão vendidos nos leilões da Sotheby’s ainda este ano e durante a primavera de 2023, em Nova Iorque, Genebra e Hong Kong. A valiosa coleção vai chegar ao mercado com um valor total combinado dos diamantes superior a 70 milhões de dólares americanos.

Em Novembro de 2020, a De Beers e a Diacore compraram, em conjunto, cinco diamantes brutos azuis e raros da famosa mina Cullinan, na África do Sul, pesando 85,62 quilates no total. Durante quase dois anos, a Diacore lapidou e poliu meticulosamente os cinco diamantes – que variavam entre os 9,61 e 25,75 quilates – e conseguiu transformá-los na coleção dos oito diamantes Fancy Blue.

O CEO do De Beers Group, Bruce Cleaver, comentou que “a magnífica coleção é um testemunho da capacidade única da De Beers de obter os diamantes mais raros do mundo e da paciência e visão necessárias para montar uma coleção que transcende a raridade e só pode ser chamada notável”.

A coleção é composta por diamantes em que todos eles se chamam De Beers Exceptional Blue com uma diferença (a indicação do número de quilates de cada diamante logo a seguir ao nome). São eles:

  • Um Fancy Vivid Blue de 11,29 quilates, com um step-cut e valor estimado entre 28 e 50 milhões de dólares;
  • Um Fancy Vivid Blue de 5,53 quilates, com um corte em forma de almofada (avaliado entre 11 e 15 milhões de dólares);
  • Um Fancy Intense Blue de 4,13 quilates, com um step-cut e valor estimado entre 2,5 e 3,5 milhões de dólares;
  • Um Internally Flawless Fancy Vivid Blue de 3,24 quilates, com um corte em forma de almofada (avaliado entre 5 e 8 milhões de dólares);
  • Um Fancy Vivid Blue de 3,10 quilates, também com um corte em forma de almofada e avaliado entre 4,5 e 5 milhões de dólares;
  • Um Fancy Intense Blue de 2,08 quilates, com um corte em forma de almofada, estimado entre 1,2 e 1,5 milhões de dólares;
  • Um Fancy Intense Blue redondo, de 1,50 quilates (750 000 e 1 milhão de dólares);
  • Um Fancy Intense Blue de 1,22 quilates, com um corte oval e avaliado entre 600 e 800 000 dólares.

A De Beers afirma que dos oito diamantes azuis, quatro foram classificados pelo Gemological Institute of America (GIA) como Fancy Vivid, ou seja, a mais elevada classificação de cor para diamantes coloridos; e o diamante de lapidação em forma de almofada De Beers Exceptional de 3,24 quilates também possui clareza excecional, declarado Internally Flawless pelo GIA.

Três dos diamantes vão estar em leilões este ano: o De Beers Exceptional Blue 5,53 vai ser um dos destaques do leilão de jóias da Sotheby’s Magnificent and Noble Jewels em Genebra no dia 9 de Novembro, enquanto que o De Beers Exceptional Blue 3,24 e o De Beers Exceptional Blue 2,08 marcarão presença no leilão de 7 de Dezembro da Magnificent Jewels em Nova Iorque.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.