Categories: DestaquesLeilões

De Beers combina leilões de Maio e de Julho

A empresa decidiu realizar os seus dois próximos leilões em conjunto, devido à diminuição da procura de brutos por parte dos fabricantes.

O quinto leilão do ano da De Beers estava marcado para os dias 30 e 31 de Maio, e o sexto iria ser realizado entre os dias 4 e 5 de Julho.

No entanto, como os consumidores nos Estados Unidos e na China têm limitado os seus gastos e, consequentemente, os fabricantes têm diminuído a sua compra de diamantes brutos, os leilões serão agora realizados no mesmo dia.

Um representante da diamantífera sublinhou que a decisão “reflete a sua abordagem sustentável e responsável para o fornecimento de diamantes brutos e reconhece as necessidades comerciais dos clientes de leilões”.

Ainda não se sabe quando irá ocorrer a venda, mas o representante frisou que a empresa irá divulgar a data “no devido tempo”.

A nova alteração destina-se aos leilões provisórios, de vendas de bens menores e de qualidade inferior, mas também aos leilões principais, com diamantes brutos acima de dois quilates.

O comércio de diamantes tem vindo a abrandar nas últimas semanas, considerando a situação económica que vários países estão a enfrentar.

Algumas empresas de lapidação na Índia reduziram inclusivamente a produção de polidos para não terem excesso de stock.

De acordo com o Rapaport, a Okavango Diamond Company (ODC), que recebe 25 por cento da produção da joint venture entre a Debswana e a De Beers, não vendeu 62 dos 148 lotes que disponibilizou no leilão deste mês.

Vipul Shah, presidente do GJEPC, comentou o estado atual do comércio de diamantes: “O segundo trimestre parece mau, mas estamos todos focados no JCK Las Vegas, e esperamos ver uma maior procura antes do Natal e do Dia de Ação de Graças, que irá ajudar o terceiro trimestre.”

O presidente do GJEPC, assim como Al Cook, CEO da De Beers, aponta ainda a desaceleração do comércio na China como uma das grandes causas para os resultados mais fracos verificados neste trimestre.

Fontes: Rapaport, Okavango Diamond Company, De Beers Group

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.