Diamantes melee. Imagem: De Beers Institute of Diamonds
O Rapaport mencionou que os clientes e especialistas da área que participam nos ciclos de vendas da De Beers afirmaram que os preços dos diamantes mais pequenos subiram em média cerca de 10%, com maiores avanços verificados em certos segmentos.
O segundo ciclo de vendas da companhia, que começou hoje, está a decorrer até ao dia 24 desta semana, em Gaborone, no Botsuana.
Os aumentos de preços foram particularmente evidentes nos diamantes que pesam cerca de 0,03 quilates, numa variedade de qualidades.
A mudança de preços foi atribuída a uma combinação de fatores de procura e oferta, que continua a criar um mercado favorável para a categoria dos melee.
A diamantífera também já tinha aumentado os preços dos melee no mês passado, em aproximadamente 10%, enquanto diminuiu os de diamantes brutos maiores.
No ano passado, os preços dos melee mantiveram-se relativamente estáveis, uma vez que a De Beers optou por não aumentar muito os preços mesmo quando o segmento viu uma procura considerável, afirmou uma sightholder, que preferiu não ser identificada.
Os diamantes brutos com menos de 0,75 quilates foram bastante procurados no segundo semestre do ano passado, visto que a procura dos diamantes mais pequenos por parte de marcas de luxo foi maior e “os fabricantes indianos precisaram de material mais barato para abastecer as fábricas devido às fracas margens de lucro”, noticiou o Rapaport.
Além disso, as sanções dos países ocidentais aos diamantes russos levaram à existência de uma “mistura de escassez real e percebida nesses tamanhos”, dos quais a Alrosa é a maior fornecedora.
Os novos aumentos surpreenderam muitos comerciantes, pois contavam que a De Beers tivesse em consideração a recuperação da China antes de fazer novas mudanças de preços.
Fonte: Rapaport
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.