DDE lança código pioneiro de conduta para venda de diamantes

O Tender Best Practice Forum, ou Código de Conduta do Fórum de Melhores Práticas de Licitação, irá apoiar compradores e vendedores de diamantes brutos e polidos oferecidos em leilões ou leilões privados na Dubai Diamond Exchange.

A iniciativa é “liderada por uma bolsa que busca promover as melhores práticas da indústria para o comércio de diamantes” e é a primeira a nível global, de acordo com o DMCC.  

Além disso, o centro acrescentou que o lançamento do código marca o derradeiro passo do Dubai para consolidar o seu estatuto enquanto principal centro comercial de diamantes do mundo.

Ahmed Bin Sulayem, presidente e diretor executivo do DMCC, afirmou: “Como um dos maiores centros comerciais de diamantes brutos do mundo, o Dubai desempenha um papel fundamental na facilitação do comércio global de diamantes e no apoio ao crescimento sustentável da indústria.”

“Esse estatuto vem com uma oportunidade significativa para garantir que os padrões da indústria sejam constantemente aperfeiçoados e as melhores práticas sejam implementadas da maneira certa. Esse é o objetivo fundamental do nosso novo Tender Best Practice Forum, pois o DMCC continua a consolidar o Dubai como o principal mercado para comprar e vender diamantes”, explicou Bin Sulayem.

Para aderir ao Forum é necessário ser convidado, e a iniciativa está aberta somente aos membros da DDE que tenham realizado um mínimo de dois leilões privados nos 12 meses que antecedem à sua criação. 

Os seus membros atuais incluem a Trans Atlantic Gem Sales, a Kruger Diamond Traders, a Stargems, a Koin International, a Gem Auctions, e a Billiton Diamond Auctions, que tiveram mais de 60 leilões privados no Dubai no ano passado. Os membros poderão usar o logótipo do Tender Best Practice Forum.

Logótipo do Tender Best Practice Forum
Imagem: DMCC/DDE

O presidente e diretor executivo do DMCC concluiu: “O código de conduta desenvolvido por este fórum irá melhorar a forma como as licitações são realizadas, beneficiará compradores e vendedores e elevará a maneira como toda a indústria opera, estabelecendo a referência global para licitações e leilões de diamantes.”

O Tender Best Practice Forum complementa os estatutos da DDE, “que estabelecem uma estrutura clara e robusta que permite aos membros negociar com confiança”. 

Os estatutos da DDE descrevem igualmente vários processos e iniciativas para fortalecer a indústria, que incluem a reconciliação do stock de diamantes brutos e uma autoavaliação obrigatória sob o Sistema de Garantias (SoW), do World Diamond Council. 

A DDE tem capacidade para acolher vários leilões privados em simultâneo nas suas 41 salas, e em média participam em cada licitação entre 100 e 150 empresas.

Fonte: Dubai Multi Commodities Centre (DMCC)

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.