Anéis feitos para a PlatAfrica em 2020. Imagem: PlatAfrica
O principal concurso anual de design e fabrico de jóias de platina da África do Sul, a PlatAfrica, abriu as inscrições para designers profissionais e estudantes, mas este ano conta com a colaboração do grupo De Beers.
Agora no seu vigésimo quarto ano, a edição deste ano inclui também a introdução de coleções cápsula e a colaboração com o Grupo De Beers, que emprestará diamantes selecionados aos vencedores do concurso para serem exibidos nas suas coleções de platina.
A PlatAfrica é organizada pela Anglo American Platinum (Amplats), Metal Concentrators e Platinum Guild International (PGI) India.
Espera-se que a colaboração da Amplats com a De Beers, também subsidiária do grupo Anglo American, ajude a expor ainda mais as coleções de jóias sul-africanas ao mercado global.
O tema da edição deste ano da PlatAfrica é #Emergence, apelando a designs “provenientes de territórios inexplorados para criar peças que inspirem e ressoem junto dos clientes, ao mesmo tempo que apontam para a promessa de coisas melhores que estão para vir”, afirmam os organizadores.
Acrescentam ainda que os participantes serão desafiados a pensar em termos comerciais, através da utilização das suas peças de competição personalizadas para conceber uma coleção cápsula (anel, brinco, peça para o pescoço e peça para o braço) que possa ser fabricada e vendida a um mercado global mais vasto.
Os dez vencedores nas categorias profissional e de estudante terão a oportunidade de fabricar as suas coleções cápsula para serem incluídas na coleção PlatAfrica.
“A PlatAfrica é muito importante para mim, uma vez que proporciona uma oportunidade importante e necessária para os designers criarem peças de joalharia com platina, desenvolvendo assim as suas capacidades de design e fabrico. Estou também muito entusiasmada com o facto de podermos colaborar com a De Beers para que os nossos designers possam ter acesso ao brilho dos diamantes e serem encorajados a pensar globalmente nas tendências de procura dos consumidores”, afirmou a CEO da Amplats, Natascha Viljoen.
“O grupo De Beers tem uma grande paixão pela criação de condutas de beneficiação nas regiões onde operamos. Acreditamos no apoio ao talento local nos países onde descobrimos diamantes, e esperamos que trazer os diamantes da De Beers para a PlatAfrica ajude a inspirar os excelentes designers e fabricantes de jóias da África do Sul a maximizar a sua arte criativa”, acrescentou o Diretor Geral de Operações do Grupo De Beers, Moses Masondo.
O CEO da PGI, Huw Daniel, comentou que a colaboração entre a Amplats e a De Beers cria uma “ótima plataforma para a platina brilhar na indústria internacional de joalharia”.
Fonte: Mining Weekly
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.