Categories: DestaquesIndustria

Crescimento do mercado das ferramentas multifuncionais de diamante

A empresa que realiza pesquisas de mercado e fornece serviços de consultoria, com sede na Índia, referiu no seu último relatório que o mercado de ferramentas de diamante irá ter um crescimento significativo.

Com uma taxa de crescimento anual composta estimada de mais de 6,7%, o mercado valerá 4,37 mil milhões de dólares americanos até 2026.

As ferramentas diamantadas são ferramentas de corte, lapidação, perfuração ou polimento com grãos de diamante fixados nas partes funcionais do instrumento através de algum tipo de material de ligação.

Podem ser usadas em materiais abrasivos e duros, como a pedra, o cimento, os tijolos, a cerâmica, materiais à prova de fogo e outros materiais semelhantes.

No entanto, não se aconselha o seu uso no corte de aço ou ferro, visto que o carbono presente nos diamantes se dissolveria na peça de trabalho e levaria ao desgaste da ferramenta.

O relatório explicou que “o uso de ferramentas eficientes para fins de acabamento superficial e corte de materiais é um fator importante à luz da eficiência económica de muitos processos e indústrias”.

A sua progressiva utilização reside no facto de que “para algumas aplicações, as ferramentas com natureza super dura fornecem uma alternativa económica às ferramentas convencionais”.

Os principais setores, enumerados pela empresa indiana, que usam diamantes industriais são: o de fabrico de máquinas, o de serviços de mineração (perfuração para mineração, gás natural e exploração de petróleo), o de corte e polimento de pedras e o de sistemas de transporte (tanto na infraestrutura quanto nos veículos).

Os instrumentos estão a ser usados em várias aplicações e em todas as regiões do mundo, mas a região que é considerada líder relativamente à procura global pelas ferramentas diamantadas é a América do Norte.

A IndustryARC informou ainda que o mercado de ferramentas de diamante se encontra em fase de crescimento, principalmente na APAC (região Ásia-Pacífico), devido ao aumento da procura pelas indústrias automobilísticas e de máquinas da região.

As importações e exportações de ferramentas de diamantes também têm apresentado um crescimento significativo ao longo dos anos.

Alguns dos grandes players do mercado apontados pela empresa são o Blount International, assim referido no relatório, mas renomeado Oregon Tool em 2021, dos Estados Unidos, o Asahi Diamond Industrial, do Japão, o Saint-Gobain (da França), o Hilti India Private Limited (da Índia) e o BOSUN Tools, da China.

Conclui-se no relatório que o crescente predomínio da automatização nos processos de fabrico e de construção contribui para a necessidade de haver ferramentas de máquinas mais duras e, sobretudo, ferramentas daquele que é um dos materiais mais resistentes do mundo.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.