Imagem: https://www.waufen.com.br/blog/tipos-de-lapidacao-diamante-ou-brilhante/
A lapidação de diamantes é a prática de moldar um diamante de uma pedra bruta numa gema facetada. Este corte de diamantes requer conhecimento especializado, ferramentas, equipamentos e técnicas, devido à sua extrema dificuldade.
É um processo de cinco etapas, onde começamos pelo planeamento, depois a clivagem, de seguida a brutagem, passamos pelo polimento e finalizamos com uma inspeção.
Planeamento
Antes de começar a cortar o diamante, a fase de planeamento é quando se determina tudo sobre o diamante completo, através de uma combinação de conhecimento especializado e software de computador para mapear cada diamante bruto, os cortadores de diamante também avaliam quaisquer inclusões ou falhas na pedra, determinam o peso em quilates e por fim decidem se o diamante acabado deve ser moldado com um corte brilhante ou um corte escalonado, sendo o objetivo criar um produto que maximize o bruto sem ter muito desperdício no processo.
Clivagem
O próximo passo envolve clivar e dividir os diamantes em bruto para que se tornem peças separadas. Esse processo geralmente é efetuado com serras mecânicas à mão ou, alternativamente, uma máquina com lasers sem contato para garantir que o diamante esteja na melhor forma. Cortar um diamante bruto de 1 quilate pode levar de 4 a 8 horas e pode demorar ainda mais se a serra atingir um nó. Embora as máquinas de corte de diamante sejam altamente precisas, cortar um diamante à mão continua a ser um trabalho artesanal verdadeiramente incrível.
Britagem
Conhecido como arredondamento dos brutos, o bruting é onde os diamantes brutos são separados e transformados em pedras redondas. Esse processo inclui a colocação de duas pedras clivadas, em lados opostos de um eixo giratório ou torno, antes de as girar em direções opostas. De seguida, os dois diamantes trituram um contra o outro durante cada revolução, o que lhes dá um acabamento áspero de forma arredondada.
Polimento
Após a britagem ser concluída as pedras arredondadas são polidas usando um pó de diamante grosso e uma roda de polimento para bloquear e polir cuidadosamente a forma da pedra, isto cria as superfícies planas e reflexivas que em última análise determinam o seu brilho à medida que se torna um diamante completo.
Inspeção
Durante a inspeção final o diamante é cuidadosamente limpo com ácidos antes de ser verificado em alta ampliação para verificar se atenderá às especificações e padrões de qualidade estabelecidos pelo fabricante. Assim que o diamante é aprovado, é enviado para ser oficialmente classificado e lhe ser atribuído valor.
Após a conclusão das etapas acima do processo de lapidação, o diamante acabado vai para uma instalação que verifica e classifica os diamantes de forma independente.
Atualmente os centros mais importantes de corte e polimento do mundo são a Índia (Surat), a China (Guangzhou e Shenzhen), os Estados Unidos da América (Nova Iorque) e a Holanda (Amesterdão).
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.