Categories: CuriosidadesDestaques

Corrida aos diamantes na Índia

As autoridades indianas disseram que o local pertence ao departamento de recursos hídricos, mas qualquer pessoa está autorizada a cavar um poço até uma profundidade de 2,5 pés (76,2 cm).

Muitas pessoas têm cavado o solo perto da barragem que se encontra em construção no distrito de Panna, Madhya Pradesh. A situação surgiu porque um empreiteiro encontrou vestígios de diamante nesta área e colocou um vídeo na internet que se tornou viral.

A construção da barragem, numa área de oito quilómetros sobre o rio Runjh, com o objetivo de regar 12 000 hectares de terras agrícolas, começou este ano.

A polícia disse que milhares de pessoas levaram equipamentos de escavação e causaram tumultos, obrigando as autoridades a intervir.

O polícia, Kalyani Verkade, disse que apreendeu mais de cem motas em quinze dias. Também afirmou que “todos os dias a polícia visita a área para verificar se não há confusão e se está tudo dentro da lei, mas as pessoas não estão prontas para desistir”. “Agora, a maior parte das pessoas até vem a pé”, acrescentou.

Rajkumar Gond, habitante da Banda, uma cidade no distrito de Uttar Pradesh, disse que conheceu um trabalhador que encontrou um diamante no valor de milhões naquela área. “A terra vai ficar submersa e estamos apenas a tentar a nossa sorte antes da construção da barragem”, afirmou Gond.

Hari Prasad Prajapati, um habitante de Chitrakoot, outra cidade de Uttar Pradesh, disse que a lei permite que cavem até 2,5 pés, por isso não estão a fazer nada de errado. “Noutros locais as pessoas precisam de obter permissão do departamento de mineração, mas aqui é aberto a todos”, disse Prajapati. “Esta é uma grande oportunidade para nós”, acrescentou.

Os habitantes locais exigem que sejam realizadas ações contra os forasteiros. “Vishramganj é a minha aldeia natal. Há anos que salvamos a natureza aqui, mas agora os forasteiros estão a explorá-la. Estão a arrancar árvores. A administração deve tomar medidas e providências para os deter”, afirmou Vishu Gond, um morador local.

O oficial responsável pelos diamantes do Panna, Ravi Patel, disse que a terra foi atribuída ao departamento de recursos hídricos para a construção da barragem e não podem tomar nenhuma medida até que seja efetuada uma reclamação por parte dos proprietários do terreno.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.