Conquista do mundo virtual e da esperança

Das mais remotas descobertas e comércio de diamantes, passando pela especialização europeia na indústria há mais de quinhentos anos, até às mais avançadas inovações nos muitos sectores da cadeia que os extrai, transforma e vende, podemos afirmar que a história destas pedras preciosas tem um número infindável de capítulos.

Este século está a assistir à consolidação de um dos mais interessantes: o da tecnologia e da inovação que se infiltraram em todos os sectores da sua longa linha de processos.
A tecnologia mudou profundamente todos os métodos de trabalhar com os diamantes, desde a identificação dos locais em que se podem encontrar, com interesse para a exploração, à abertura de minas, extração, seleção e por aí fora, até às pedras polidas e montadas em joias que admiramos nas montras ou quando as usamos.
A tecnologia veio para ficar e multiplicar-se em sistemas que apuram cada vez mais a qualidade da indústria e dos seus produtos. Mas não fica por aí.
Um sem número de processos virtuais servem hoje as exigências de muitos apreciadores de diamantes, centrando a sua atenção nas práticas éticas que dignificam a sua caminhada entre nós.
Graças a incríveis inovações, hoje podemos seguir todo o caminho de um diamante bruto desde que é retirado de uma mina, processado, vendido e certificado, até ao consumidor. Tudo para que este tenha a certeza que a pequena riqueza de que desfruta não originou qualquer conflito ou má prática.
E pensando num futuro próximo, que não deixou uma pegada ecológica capaz de danificar significativamente o equilíbrio ambiental de que necessitamos para gozar o planeta em que vivemos.
Hoje podemos dizer que o diamante se tornou um símbolo da transformação que podemos fazer em prol da saúde e sobrevivência de um mundo mais acolhedor para os seres humanos.
Podemos dizer que o seu brilho se manifesta como uma cadeia de elos que nos guiam por um caminho de maior segurança e consciência. Uma manifestação de esperança pela qual todos ansiamos, para preservação da nossa história e memória no planeta.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.