Categories: DestaquesLeilões

Christie’s vai leiloar medalhão histórico

O próximo leilão da Christie’s, Bayreuth: A Connoisseur’s Collection of English Silver and Gold Boxes, marcado para o dia 7 de Julho, terá em destaque uma peça do século XVIII repleta de pedras preciosas, criada em homenagem ao rei britânico Jorge III, que inclui ainda uma madeixa do seu cabelo.

O antigo medalhão de ouro e esmalte, transformado num pingente, foi encomendado em 1789 pela rainha Carlota como forma de celebrar a recuperação da doença do seu esposo, o rei Jorge III, posteriormente diagnosticado com porfiria.

A rainha deu o medalhão como presente aos amigos próximos do rei, como símbolo da sua lealdade, uma vez que apoiaram e sustentaram a família enquanto este estava doente.

A peça, com uma coroa esmaltada, em forma de pingente, cravejada de diamantes, rubis e esmeraldas, posteriormente adicionada ao medalhão, contém ainda um compartimento vidrado com uma madeixa de cabelo do rei Jorge III e outra da rainha Carlota, ambas dentro de aros esmaltados pretos.

Parte de trás do medalhão com madeixas de cabelo
Imagem: Christie’s

O artigo, com 234 anos, que de acordo com a casa de leilões é um memento mori muito pessoal, está estimado entre 3000 e 5000 libras, cerca de 3496 e 5828 euros, respetivamente.

O leilão irá contar ainda com algumas peças excecionais do rei Jorge III e de outros monarcas. A primeira é um frasco de perfume em ouro e com diamantes, que pertencia ao rei britânico, criado por James Morisset em 1787. O lote está estimado entre 6000 e 8000 libras, aproximadamente 6993 e 9325 euros.

Frasco de perfume do rei Jorge III
Imagem: Christie’s

Uma caixa de rapé em ouro, com motivos florais cravejados de diamantes e rubis, que pertencia ao rei Jorge II da Grã-Bretanha, também será leiloada no próximo mês. A peça criada em 1760 tem um preço máximo de pré-venda estimado de 15 000 libras, cerca de 17 489 euros.

Caixa de rapé do rei Jorge II
Imagem: Christie’s

O outro artigo, que a Christie’s considerou como um presente a Alexandre II na sua coroação como imperador da Rússia, em 1855, é uma caixa em ouro com uma pequena coroa e a letra A no centro com diamantes. Está estimada entre 10 000 e 15 000 libras, o equivalente a 11 662 e 17 489 euros.

Caixa oferecida ao imperador Alexandre II
Imagem: Christie’s

Fontes: Christie’s, JCK Online

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.