Casa Leitão & Irmão lança Rainha da Paz

Nair Cardoso

spot_img

A Casa Leitão & Irmão, na sequência da Jornada Mundial da Juventude, recuperou o lançamento da Rainha da Paz, uma peça desenvolvida e inspirada no centenário de Nossa Senhora em 2017.

Para se perceber a origem desta peça, precisamos de recuar umas décadas no tempo.

O mundo estava em plena Segunda Guerra Mundial quando as mulheres portuguesas se juntaram e doaram pedras e materiais preciosos para que fosse feita uma jóia em honra de Nossa Senhora de Fátima.

O objetivo era que a santidade impedisse Portugal de entrar, de novo, em guerra, uma vez que os traumas da primeira ainda ecoavam no País. Muitos foram os feridos de guerra, e muitas foram as vidas perdidas em combate.

O resultado das peças doadas e entregues à Casa Leitão foi a produção de duas coroas: uma em ouro e pedras preciosas e outra em prata dourada. Ambas são coroas de rainha, em memória da coroação de Nossa Senhora como Rainha de Portugal, pelo Rei D. João IV, em 1646. A coroação da Rainha da Paz aconteceu precisamente 300 anos depois, em 1946.

Imagem: Casa Leitão

Miraculosamente, esta não foi uma guerra em que Portugal tivesse entrado, declarando que iria permanecer neutro.

Há quem associe este estado de neutralidade aos milagres de Nossa Senhora.

Agora, com a Jornada Mundial da Juventude, a Casa Leitão voltou a inspirar-se na imagem de Nossa Senhora, através de um projeto que tinha sido desenvolvido para o Centenário de Fátima, em 2017, e desenvolveu a Rainha da Paz.

Imagem: Casa Leitão

A peça, que tem duas versões, foi desenvolvida com base nos moldes originais de Luciano Thedim, sobrinho e discípulo de José Ferreira Thedim, responsável em 1920 pela imagem original.

Assim, a partir dos moldes originais de 1920, Luciano Thedim talhou, em madeira de cedro do Brasil, a mesma peça da Capelinha das Aparições, em dimensão adequada a uma obra de joalharia.

As peças da Casa Leitão são uma reprodução em prata desta mesma escultura de madeira.

Já no séc. XXI a Leitão & Irmão desenhou e manufaturou a coroa do novo milénio da Rainha da Paz.

Imagem: Casa Leitão

A versão com diamantes tem oito pedras preciosas na coroa de Nossa Senhora, com as cores G-H, com o grau de pureza VS e um peso total de 0,02ct.

Imagem: Casa Leitão

Estas obras podem ser encontradas em qualquer rede de balcões da Caixa Geral de Depósitos, estando acessíveis em qualquer ponto do País.

Fonte: Leitão & Irmão

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES