Capafare Investments em falta com salários à cinco meses

spot_img

A empresa subcontratada pela Murowa Diamonds, a Capafare Investments, não paga os salários há mais de cinco meses e os trabalhadores avançaram com uma ação judicial colectiva, de acordo com o Rough-Polished.

A Capafare Investments respondeu a essa medida com a demissão de quarenta e três funcionários e, entretanto, a Murowa Diamonds interveio, prometendo pagar as faturas pendentes para garantir a continuidade da produção.

A Murowa Diamonds revelou que “de acordo com a reunião realizada a doze de Agosto de 2022, entre a administração da RZM Murowa, Capafare Investments e os representantes dos funcionários da Capafare Investments, a RZM Murowa Diamonds comprometeu-se a fazer pagamentos à Capafare Investments relativos a faturas pendentes até o momento”.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores de Diamantes e Minerais Aliados do Zimbábue (ZDAMWU), Justice Chinhema, acredita que a Murowa Diamonds é culpada pela incapacidade da Capafare para pagar os salários destes trabalhadores.

“Como ZDAMWU, acreditamos que a Murowa Diamonds é responsável. O trabalho que foi feito beneficiou a Murowa Diamonds. Esse negócio de intermediação de mão de obra tem que acabar”, afirmou Justice Chinhema, acrescentado que “grandes empresas contratam pequenas empresas para fazer o seu trabalho, violando assim os direitos dos trabalhadores”.

Justice deixou ainda um aviso à Murowa Diamonds, questionando “como é possível os trabalhadores que trabalham numa empresa de diamantes passarem cinco meses sem pagamento. A Murowa Diamonds tem de ter cuidado porque isso é contra as leis que regem a mineração de diamantes”.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES