Imagem: Burgundy Diamond Mines
A empresa com sede na Austrália vai concluir a compra da mina de diamantes Ekati, no Canadá, já no próximo mês, após os acionistas aprovarem o acordo no valor de 136 milhões de dólares norte-americanos.
A Burgundy Diamond Mines anunciou em Março que assinou um acordo com a Arctic Canadian Holdings para adquirir todas as suas ações ordinárias, assim como as ações ordinárias da Arctic Canadian Diamond Marketing, empresa responsável pela gestão da cadeia de abastecimento, preparação, marketing e vendas dos diamantes brutos da Ekati.
O CEO da empresa, Kim Truter, disse que seria “uma aquisição transformadora para a Burgundy, com potencial para gerar retornos significativos e crescentes para os seus acionistas”. Prevê-se que a conclusão da aquisição se dê no dia 1 de Julho.
Os acionistas concordaram com o pagamento de uma contraprestação, de 136 milhões de dólares, que inclui 21 milhões de dólares em ações da Burgundy e um pagamento em dinheiro diferido de 15 milhões de dólares, cujo prazo termina em Dezembro deste ano.
Além disso, a empresa terá de pagar cerca de 100 milhões de dólares em dívidas pendentes.
Michael O’Keeffe, presidente executivo da Burgundy, realçou o apoio dos acionistas no acordo e impacte que terá na empresa: “Este é um excelente apoio em relação à nossa estratégia inovadora, com o nosso modelo de negócios verticalmente integrado agora concluído e pronto para captar margens de lucro em toda a cadeia de valor.”
A Burgundy concordou ainda com o pagamento de 7,5 milhões de dólares à Arctic Canadian Holdings no primeiro trimestre de 2024 se o lucro deste ano, antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), for igual ou superior a 200 milhões de dólares.
O acordo abrange ainda o primeiro trimestre de 2025, caso obtenha o mesmo valor de lucro em 2024.
A mina canadiana tem mostrado ser um ativo importante a nível mundial, contribuindo para a venda de 4,2 milhões de quilates no ano passado, que representou uma receita de 494 milhões de dólares norte-americanos.
A Ekati tem uma vida útil atual, que inclui a adição de um novo projeto a céu aberto em Point Lake, que poderá estender-se até 2028. Neste momento estão em andamento atividades de exploração e avaliação do projeto para extrair recursos localizados em níveis mais profundos, que também iriam prolongar a sua vida útil.
Com a conclusão da aquisição da mina, a Burgundy irá tornar-se a maior empresa de diamantes listada na Bolsa Australiana de Valores (ASX) e uma das maiores empresas de diamantes no mundo.
Fontes: Mining Weekly, Burgundy Diamond Mines
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.