Imagem: Arctic Canadian Diamond
A Burgundy compa activos da Arctic Canadian Diamond Company e vai também adquirir a Arctic Canadian Diamond Marketing, que faz a gestão da cadeia de fornecimento e da triagem, comercialização e venda de pedras preciosas, anunciou, esta terça-feira, a empresa australiana.
A empresa vai gastar um total de 136 milhões de dólares (cerca de 127 milhões de euros).
Segundo a empresa australiana, espera-se que o negócio esteja concluído entre finais de Abril e inícios de Maio, após a aprovação dos acionistas da Burgundy.
“Esta é uma aquisição emocionante e transformadora para a Burgundy, com potencial para gerar retornos significativos e crescentes para os nossos accionistas”, afirmou o CEO da Burgundy, Kim Truter.
“A aquisição da Ekati é complementar à Burgundy. Nos últimos anos temos vindo a comprar diamantes em bruto de cor à Ekati, cortando-os e polindo-os depois nas nossas instalações em Perth [Austrália Ocidental] para entrar em projectos de jóias de alta gama como parte do nosso modelo de negócio verticalmente integrado.”
Para financiar o empreendimento, a Burgundy, que também é proprietária dos projectos Ellendale e Blina na Austrália, realizará uma ronda de angariação de fundos, anunciou o CEO.
O pagamento à Arctic será dividido em três partes: $21 milhões (cerca de 19,6 milhões de euros) em acções da Burgundy, $15 milhões (cerca de 14 milhões de euros) em dinheiro, e a amortização da maioria da dívida pendente da Arctic, equivalente a $100 milhões (cerca de 93 milhões de euros).
A Burgundy também concordou em pagar à Arctic $7,5 milhões (cerca de 7 milhões de euros) em dinheiro no primeiro trimestre de 2024, se em 2023 os lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, na sigla em inglês) atingirem $200 milhões (cerca de 187 milhões de euros) ou mais. Fez o mesmo acordo para o primeiro trimestre de 2025.
A compra fará da Burgundy a maior empresa diamantífera cotada na Bolsa Australiana de Valores (ASX, na sigla em inglês) e uma das maiores a nível mundial, anunciou a empresa.
No ano passado, a Arctic vendeu 4,2 milhões de quilates de bruto da Ekati a um preço médio de 117 dólares (cerca de 109 euros) por quilate, para uma receita total de 494 milhões de dólares (cerca de 461 milhões de euros).
A mina, que tem aproximadamente 1 100 empregados, deverá chegar ao fim da sua vida útil em 2028.
“Creio que esta transacção é um desenvolvimento positivo significativo para a Ekati”, afirmou o CEO da Arctic, Rory Moore.
“Este investimento baseado em acções por parte da Burgundy irá melhorar consideravelmente a base financeira da empresa e o nosso objectivo de prolongar a vida da mina Ekati”, acrescentou a directora financeira da Arctic, Kristal Kaye.
A compra marca a segunda venda da Ekati em dois anos, uma vez que a Arctic comprou o activo da Dominion Diamond Mines em Fevereiro de 2021, depois de a Dominion se ter endividado para continuar a gerir o depósito da mina.
Fontes: Rapaport e Mining Technology
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.