A Botswana Diamonds descobriu uma anomalia de alto grau no tubo de kimberlito KX36 no Kalahari, segundo a conclusão de um estudo de gravidade sobre quatro alvos geofísicos de alto grau, comunicou a entidade.
Segundo a empresa, os resultados preliminares do estudo de gravidade mostram que pelo menos um dos quatro alvos tem uma resposta de gravidade “excelente”, semelhante à dos kimberlitos conhecidos e de tamanho semelhante ao KX36.
“Esta é a primeira indicação forte de kimberlitos adicionais em torno da descoberta do KX36”, disse o presidente da empresa, John Teeling.
“Os kimberlitos surgem em grupos, mas até à data a exploração extensiva não foi bem sucedida. A anomalia tem uma forte assinatura de gravidade, o que nos dá confiança de que, quando perfurada, provará ser um kimberlito.”
O tubo de kimberlito KX36 tem recursos de 17,9 milhões de toneladas a 35 quilates por cem (cpht) (indicado) e 6,7 Mt a 36 cpht (inferido) a 65 dólares norte-americanos por quilate.
A pesquisa na anomalia de tamanho KX36 está a ser repetida e correlacionada com resultados anteriores para confirmação.
Os novos alvos de kimberlito têm um grande potencial para melhorar os recursos existentes na área, incluindo na Mina Ghaghoo, que está atualmente sob cuidados e manutenção e apenas a 60 km de distância do projeto KX36.
O próximo passo da Botswana Diamonds será um plano de perfuração.
Fonte: Rough & Polished