Botsuana: abertura de nova fábrica de diamantes e jóias

O KGK Group inaugurou recentemente uma fábrica de diamantes e de jóias na capital, que contou com a presença do presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi.

spot_img

Mokgweetsi Masisi foi convidado a discursar na cerimónia de abertura da unidade de fabrico de diamantes e de jóias, da KGK Diamonds Botswana, que pertence à multinacional KGK Group, em Gaborone, a capital do país.

A maior agência de notícias chinesa, a Xinhua, avançou que o presidente afirmou que o desenvolvimento das cadeias de valor de matérias-primas abre espaço para a inovação e para a sustentabilidade numa das principais indústrias do país, a dos diamantes.

“As cadeias de valor são fundamentais para o aprofundamento da diversificação económica neste país. O governo tomou a decisão de acrescentar valor a todos os seus recursos naturais, incluindo os diamantes. Isto aumentará a contribuição do setor mineral para o produto interno bruto do Botsuana”, declarou o presidente.

Masisi acrescentou que o governo pretende a longo prazo encontrar formas de aumentar o valor dos diamantes do país e outros recursos naturais através das iniciativas de beneficiation, ou seja, a ajuda às pessoas diretamente envolvidas com diamantes através de empregos na área, e a exploração das cadeias de fornecimento.

O presidente salientou ainda, na sua página oficial de Instagram, que a indústria de lapidação e de polimento de diamantes está a crescer no país, com 33 fábricas a funcionar no momento, quando em 2008 existiam apenas 16 instalações fabris.

Além disso, a indústria que empregava 2 200 pessoas, atualmente conta com 3 200 trabalhadores.

“A KGK Diamonds Botswana já provou ser uma importante participante no crescimento da indústria diamantífera. A KGK Jewellery será o seu próximo projeto e com a sua unidade moderna de fabrico de jóias vai continuar a contribuir para o estatuto do Botsuana enquanto líder na indústria diamantífera global”, escreveu o presidente na sua rede social.

Até ao momento, a KGK Diamonds criou 450 postos de trabalho no setor de diamantes do país e irá criar mais 50 com a abertura da nova fábrica.

Fontes: Xinhua, Instagram de Mokgweetsi Masisi

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES