Categories: DestaquesIndustria

Blackstone adquire o International Gemological Institute (IGI)

A gigante norte-americana de investimentos comprou o IGI à Shanghai Yuyuan Tourist Mart, uma subsidiária da Fosun, e a Roland Lorie, que pertence à família fundadora do laboratório, por mais de 500 milhões de dólares.

A Fosun vendeu a sua participação de 80%, que adquiriu em 2018, enquanto a empresa do CEO do IGI, Roland Lorie, a Lorie Holding, vendeu a sua participação de 20%.

De acordo com o Rapaport, a Fosun indicou que o IGI foi adquirido por 569,65 milhões de dólares norte-americanos, mas uma fonte informou a Reuters que a compra foi fechada por 530 milhões de dólares.

Roland Lorie disse no comunicado da Blackstone: “O IGI tem um histórico de sucesso há quase 50 anos, desde que fundámos a empresa, e temos o prazer de confiar à Blackstone o propósito de levar o instituto ao seu próximo estágio de desenvolvimento.”

“O laboratório foi pioneiro no desenvolvimento de produtos adaptados às expectativas dos fabricantes, retalhistas e consumidores. Sob o patrocínio da Blackstone, pretendemos aproximar-nos ainda mais do consumidor e fazer o negócio crescer exponencialmente”, salientou Lorie.

Mukesh Mehta, diretor administrativo sénior da Blackstone, comentou que “o instituto liderou a certificação de diamantes naturais, diamantes criados em laboratório e pedras coloridas, tornando-se líder no mercado global e fornecendo confiança a fabricantes, retalhistas e consumidores em todo o mundo”.

“Estamos a trazer o melhor da Blackstone para os negócios, a nossa experiência operacional, recursos em tecnologia e histórico global na construção de negócios de sucesso para ajudar a empresa a expandir a sua presença global”, acrescentou Mehta.

Com a venda, a Fosun afirmou que irá concentrar mais recursos em “estratégias-chave de desenvolvimento”, uma vez que possui investimentos em vários setores.

O International Gemological Institute foi fundado em 1975, em Antuérpia, por Marcel Lorie, pai de Roland. É líder global na certificação independente de diamantes, pedras preciosas e jóias, com presença global através dos seus 29 laboratórios e 18 escolas de gemologia em dez países.

A primeira aposta da Blackstone na indústria de diamantes e jóias ocorreu em 2015, quando comprou a retalhista norte-americana Diamonds Direct, posteriormente adquirida pela Signet Jewelers, em 2021.

Além disso, a empresa de gestão de ativos também marca presença no mercado português. Detém 85% da Fidelidade, cerca de 30% do BCP e tem uma participação na REN.

Fontes: Blackstone, Rapaport, Reuters, Jornal de Negócios

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.