Alexander De Croo. Imagem: Wikipédia
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou que a Bélgica não pretende impor sanções contra diamantes russos antes do início de 2024, estando a decisão condicionada à implementação de um mecanismo de rastreamento de origem das gemas, agendado para Janeiro de 2024.
De Croo enfatizou que a imposição de uma proibição na importação de diamantes será apenas possível quando existir um mecanismo eficaz de rastreamento de origem, como o que a Tracr e a Sarine estão a desenvolver em conjunto.
Nas palavras do ministro, caso a Bélgica adote essa proibição unilateralmente, os diamantes “simplesmente encontrarão outros mercados para ingressar”.
A criação de sistemas de rastreamento visa prevenir a manipulação de diamantes russos em países terceiros, evitando assim a evasão de sanções e permitindo o controle de toda a cadeia de valor.
Atualmente, a empresa Spacecode está envolvida no desenvolvimento desses sistemas, com o lançamento de protótipos previsto para o final de 2023 e o início de 2024.
Ao mesmo tempo, algumas nações da União Europeia e do G7, incluindo Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá, França, Japão e Estados Unidos, anunciaram a introdução, em Maio de 2023, de uma proibição nas exportações de diamantes.
Fonte: Rough & Polished
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.