Bélgica importou mais diamantes russos em Janeiro

O comércio de diamantes provenientes da Rússia continua a ser uma parte essencial da economia belga, visto que as suas importações foram ainda mais elevadas este ano.

spot_img

Mesmo após todas as polémicas e sanções que envolvem os diamantes russos, as importações dessas pedras preciosas pela Bélgica registaram um aumento significativo.

As importações assistiram a um aumento de 36% em Janeiro deste ano, em comparação com o valor obtido no ano anterior, de acordo com os dados que a Agência de Comércio Exterior da Bélgica (BFTA) forneceu ao jornal De Morgen.

No primeiro mês deste ano as importações brutas de diamantes foram no valor de 132 milhões de euros, quando no ano passado, antes de a Rússia invadir a Ucrânia, registou-se um valor de 97 milhões de euros.

Registou-se também um aumento considerável das importações de diamantes brutos para aplicações industriais, observou o De Morgen.

Contudo, o mesmo não ocorreu relativamente às importações de ouro e outros metais preciosos, que diminuíram cerca de 23%, principalmente devido à desaceleração global que se tem verificado na procura por jóias.

Os dados da BFTA revelaram ainda que as importações totais da Bélgica de produtos russos em 2022 aumentaram mais de dois terços, para 12,8 mil milhões de euros, em grande parte explicado pelos aumentos no preço do gás.

Os Estados Unidos impuseram sanções aos diamantes provenientes da Rússia, mas a União Europeia não o fez até ao momento, considerando que a Bélgica alertou para o facto de que as sanções iriam ter um maior impacte negativo na sua própria economia do que na da Rússia.

No entanto, os países ocidentais estão a planear impor sanções às exportações de diamantes da Rússia ao chegarem a um acordo em Maio, de acordo com as autoridades dos países europeus envolvidos nas negociações.

Fontes: IDEX Online, De Morgen, Politico

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES