Diamantes Brutos - freepik.com
Os funcionários aduaneiros de Hong Kong detiveram quatro pessoas no âmbito de uma operação de repressão de uma organização criminosa suspeita de branquear dinheiro através de transacções de diamantes falsos no valor de 64 milhões de dólares norte-americanos.
Trata-se do primeiro caso de branqueamento de capitais que foi desmantelado e que se centrava no “comércio transnacional de diamantes”.
A investigação revelou que membros de uma organização criminosa tinham estabelecido empresas de comércio de diamantes em Hong Kong e na Índia.
Suspeita-se que tenham exportado diamantes sintéticos de baixo valor de Hong Kong para a Índia, mas apresentaram uma declaração falsa como sendo diamantes naturais de alto valor, numa tentativa de transferir razoavelmente montantes significativos de fundos suspeitos da Índia para Hong Kong.
Em 19 e 20 de Dezembro, os serviços aduaneiros efectuaram uma rusga em quatro instalações residenciais e quatro unidades comerciais em Hong Kong.
Congelaram bens no valor de pouco mais de 1 milhão de dólares na posse das quatro pessoas detidas – descritas como “um homem chinês e três homens chineses sem etnia”.
Os serviços aduaneiros de Hong Kong declararam a 28 de Dezembro, através de um comunicado, que “montaram uma operação com o nome de código Gem Crusher entre 19 e 20 de Dezembro e desmantelaram com êxito um consórcio transnacional de branqueamento de capitais em grande escala que tinha branqueado cerca de 64 milhões de dólares.
Fonte: Idex online
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.