David Gotlib, Presidente do AWDC, dará início à sessão de abertura, seguida por uma comunicação de Edahn Golan (Diamond Research & Data).
Edward Asscher, Presidente do WDC, Feriel Zerouki, Vice-Presidente, e Ronnie VanderLinden, Tesoureiro, apresentarão então os respectivos relatórios.
Criado em 2000 para apoiar as iniciativas internacionais para acabar com o negócio dos “diamantes de sangue”, o WDC é uma associação mundial da indústria diamantífera que protege a integridade dos diamantes naturais e a sua cadeia de distribuição.
O Sistema de Garantias (SoW) do WDC é um sistema de auto-regulação criado para a protecção da integridade da cadeia de fornecimento de diamantes naturais. Os SoW são aplicados de cada vez que qualquer diamante natural muda de mãos dentro da indústria, assegurando que obedecem às normas do Processo Kimberley e estão de acordo com os princípios universais de direitos humanos, laborais, anti-corrupção e lavagem de dinheiro.
Os membros do WDC representam actualmente toda a indústria diamantífera, dos mineiros aos joalheiros e associações, entre grandes e pequenos grupos, empresas e outras instituições.
O WDC é ainda o representante da indústria de diamantes no Processo Kimberley das Nações Unidas, reconhecido tanto pela sua Assembleia Geral como pelo Conselho de Segurança.