Os volumes de exportação de diamantes processados da Arménia estão a crescer a cada ano, afirmou o ministro da Economia, Vahan Kerobyan, numa entrevista à Armenpress.
Vahan Kerobyan comentou: “O nosso trabalho, que tem sido na direção de determinadas categorias, começa a dar resultados muito bons e tenho de mencionar a indústria de diamantes.”
“Em 2020, tivemos um total de 75 milhões de dólares das exportações de diamantes processados; em 2021, o valor chegou aos 175 milhões de dólares; e em 2022, ultrapassou os 400 milhões de dólares”, destacou Vahan Kerobyan.
As exportações totais aumentaram 77,7%, em 2022, e as exportações de diversos tipos de mercadorias contribuíram para o valor arrecadado.
O ministro sublinhou que a reexportação foi essencial para o aumento do valor, acrescentando que “algumas ações de reprocessamento foram implementadas a nível local para fins de reexportação”.
Além disso, em 2022, pela primeira vez, as exportações de jóias ultrapassaram os 100 milhões de dólares.
Kerobyan referiu também que as principais empresas de lapidação de diamantes do mundo estão na fase final dos seus planos de abertura de fábricas de processamento na Arménia.
Espera-se que as fábricas sejam inauguradas ainda no primeiro trimestre deste ano.
Em Janeiro, foi anunciado que a empresa multinacional de diamantes KGK Group irá abrir brevemente uma fábrica na cidade de Abovyan, localizada a 15 km a Nordeste da capital do país.
O ministro da Economia explicou que prevê valores superiores para este ano, devido às novas instalações que já se estabeleceram no país e àquelas que ainda irão entrar em funcionamento.
Fonte: Armenpress, Arka