André Messika doa ações aos seus trabalhadores na Namíbia

spot_img

A nova iniciativa do comerciante de diamantes André Messika visa refletir o impacte positivo que os diamantes têm nas comunidades do país e desenvolver ainda mais a indústria diamantífera local.

A fornecedora de diamantes polidos para o mercado de jóias de luxo, propriedade do comerciante de diamantes André Messika, lançou na terça-feira, em Windhoek, na Namíbia, o Employees Share Participation Trust.

Doou 25% das suas ações à sua equipa local, no valor de 180 000 dólares namibianos, cerca de 8 722 euros.

Kornelia Shilunga, vice-ministra de Minas e Energia, esteve presente no lançamento da iniciativa e sublinhou que “é um passo significativo para alcançar o objetivo de promover o beneficiamento local e a participação das comunidades no setor”.

A instalação de corte e polimento de diamantes brutos, fornecidos pela De Beers, abaixo de um quilate, emprega aproximadamente cinquenta pessoas e é conhecida por ser a maior empregadora de pessoas com deficiência do país.

Trabalhadoras da André Messika Diamonds
Imagem: namibiansun.com

“Já imaginávamos, antes de 2007, quando estávamos a negociar para que os nossos diamantes beneficiassem a população a nível local, que as nossas gemas iriam ajudar os namibianos, criando uma indústria de lapidação e polimento de pedras preciosas que iria contribuir com empregos, desenvolvimento de competências e capacitação económica. Hoje estamos a testemunhar essa visão na sua totalidade”, salientou Kornelia Shilunga.

O diretor executivo da Namibia Diamond Trading Company (NDTC), Brent Eiseb, disse que a iniciativa também irá fortalecer o compromisso dos funcionários da André Messika Diamonds de garantir a sustentabilidade a longo prazo das operações locais.

Brent Eiseb comentou ainda sobre alguns feitos da NDTC, que ajudaram o país: “Desde a sua criação, a empresa disponibilizou 75 mil milhões de dólares namibianos [cerca de 3,6 mil milhões de euros] em diamantes brutos na Namíbia às partes interessadas.”

“A atividade diária que as fábricas estão a realizar resultou num aumento significativo do número de cidadãos que trabalham na indústria. Dados mais recentes indicam que o número de empregos na Namíbia aumentou 53% nos últimos doze meses”, acrescentou o diretor executivo.

Num discurso lido em seu nome, a diretora executiva da NAMDIA, Alisa Amupolo, destacou que a criação do Employees Share Participation Trust possibilita que os funcionários também se tornem proprietários da empresa, “trazendo grande entusiasmo para a indústria de diamantes como um todo”.

“Através dessa confiança, os trabalhadores irão ganhar uma participação tangível no sucesso da organização, que se alinha com os interesses de prosperidade a longo prazo de André Messika.”

Amupolo acredita também que, através da iniciativa de beneficiamento, a “NAMDIA pode agregar valor e aumentar o seu lucro, ao alavancar o valor económico geral gerado na indústria com os seus produtos acabados”.

Fontes: economist.com.na, nbcnews.na, André Messika Diamonds

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES