Categories: DestaquesTecnologia

Alrosa: rede LTE chega à pedreira de Yubileyny

O mais novo projeto da Alrosa irá garantir uma cobertura de alta qualidade do parque industrial com uma rede sem fios e de alta capacidade na pedreira de Yubileyny, que faz parte da Divisão de Mineração e Processamento de Aikhal e está em operação desde 1989.

A introdução da rede LTE aumentará a eficiência dos sistemas de gestão de trabalho de produção existentes e permitirá a introdução de soluções inovadoras avançadas.

Evgeny Denisov, diretor da Divisão de Mineração e Processamento de Aikhal, declarou: “A introdução de uma rede LTE irá melhorar o desempenho dos sistemas de controlo automatizado para as operações de transporte, perfuração e explosão, além de introduzir outras soluções inovadoras no local da pedreira e desenvolver tecnologias modernas.”

Em 2020 foi realizada uma auditoria à rede de transmissão de dados da zona industrial da pedreira de Yubileyny, que revelou a necessidade de modernização da rede de transmissão de dados para aumentar a velocidade e a continuidade da cobertura rádio.

A Alrosa analisou todas as opções possíveis e decidiu construir uma rede privada de transmissão de dados sem fios LTE (private LTE), que irá cobrir toda a área da Yubileyny. A operação piloto da rede irá começar em Junho deste ano.

“A atualização da rede permitirá o cálculo automatizado de utilização de equipamentos de prontidão técnica, indicadores técnicos e operacionais para todos os tipos de equipamentos de mineração com alta precisão e permitirá a receção de dados oportunos e corretos no sistema de informações automatizado para a gestão de processos de produção”, acrescentou Denisov.

O projeto na Yubileyny abriu espaço para a discussão das futuras introduções dessa tecnologia como padrão corporativo para outras operações de produção da empresa.

A Alrosa também concluiu recentemente a criação de modelos digitais completos de todos os seus depósitos, o que permite digitalizar os planos e a gestão pretendida para as suas operações de mineração.

Acredita-se que vários projetos diamantíferos irão adotar a solução de mina inteligente com o apoio da rede LTE.

A primeira mina que introduziu esse projeto foi a Jwaneng, no Botsuana, em que a Debswana juntou-se à Huawei na implementação da rede 5G nos sistemas de produção, segurança e proteção da mina, em Dezembro de 2021.

Fontes: Alrosa, Russia Briefing, PR Newswire

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.