Alrosa: 100 milhões de rublos em projetos de TI

A diamantífera russa anunciou que irá apostar em inovações e na implementação de projetos de substituição de importações de software, principalmente na indústria de exploração de diamantes em Yakutia.

spot_img

Sergey Ivanov, CEO da Alrosa, e Vasily Efimov, diretor do Fundo de Desenvolvimento e de Inovação da República de Sakha, assinaram um acordo para que as empresas de tecnologia de informação da República de Sakha (Yakutia) desenvolvam um conjunto de produtos de software.

No acordo estabeleceram que serão investidos 100 milhões de rublos, cerca de 1,3 milhões de euros, entre 2023 e 2025, na nova iniciativa.

A empresa informou que as principais áreas de aplicação dos produtos de software serão “a de exploração geológica, a de produção e enriquecimento, a de manutenção e reparação de equipamentos e a de segurança industrial”, entre outras.

O software desenvolvido deverá também considerar as atuais necessidades da Alrosa relativamente à substituição de importações.

Será formado um conselho especial com representantes da diamantífera e do Fundo de Desenvolvimento e de Inovação da República de Sakha.

O conselho ficará responsável pela aprovação da lista e do valor de financiamento para os projetos de TI, pelo seu cronograma de implementação e pelas especificações técnicas e de referência da área.

“O acordo assinado cria novas oportunidades para o desenvolvimento das start-ups de TI na República. Temos a certeza de que as suas soluções ajudarão a resolver os problemas tecnológicos da indústria de mineração de diamantes”, declarou Vasily Efimov.

Sergey Ivanov acrescentou que a Alrosa está neste momento a desenvolver e a executar várias dezenas de projetos na área de digitalização da produção, que têm uma grande presença em quase todas as áreas e processos de negócio.

Afirmou ainda que aumenta a cada ano a necessidade de haver um software moderno, assim como “o crescimento da eficiência da produção depende cada vez mais da introdução de um software complexo, que precisa de ser adaptado às especificidades da mineração e da Alrosa”.

A aposta nas tecnologias de informação e programas mais modernos tornaram-se mais urgentes, tendo em conta que vários especialistas estrangeiros da área se afastaram do mercado russo, salientou o CEO da empresa.

Fontes: Alrosa, Rough & Polished

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES