A Irlanda, a Estónia, a Letónia, a Lituânia e a Polónia exigem que a União Europeia suspenda a importação de diamantes provenientes da Rússia já no próximo pacote de sanções. Para que tal aconteça é necessário que haja consenso entre os estados-membros. É esperado que a Comissão Europeia apresente uma proposta formal de mais sanções ainda esta semana.
Como a Rússia é um dos maiores países produtores de diamantes do mundo e Antuérpia é o principal centro de comercialização de diamantes, esta sanção teria um forte impacte pois, segundo o Antwerp World Diamond Centre, iria prejudicar 30% do negócio e iria beneficiar outros centros rivais. O próprio primeiro-ministro belga afirmou não estar completamente de acordo com esta sanção específica, como referido recentemente num artigo publicado no Natural Diamond World (https://naturaldiamondworld.com/de-croo-belgica-opoe-se-a-sancoes). Todavia, um diplomata e um funcionário oficial da UE que estão a analisar esta nova proposta de sanções contra a Rússia revelaram que a Bélgica está fortemente a considerar levantar o seu veto.
A suspensão será um dos assuntos discutidos na reunião com os ministros e diplomatas dos vinte e sete, que acontecerá entre os dias 7 e 8 de Outubro em Praga.