Bruce Cleaver, que é CEO da De Beers há sete anos, vai transferir as suas atuais funções, enquanto CEO da empresa, para Al Cook a partir de 2023. Cleaver vai tornar-se o presidente não executivo do grupo.
Cook estava na empresa norueguesa Equinor, principal fornecedora de gás da Europa, onde ocupou o cargo de vice-presidente executivo e foi responsável pelo portfólio internacional da empresa em países como a Argélia, Angola, Tanzânia, Argentina e Brasil.
O responsável executivo da Anglo American, proprietária da De Beers, elogiou a prestação de Cleaver “durante um período de mudança considerável”.
Entretanto, Al Cook será o terceiro chefe executivo da companhia, desde 2012, altura em que a Anglo American adquiriu a quota da família Oppenheimer, que controlou a empresa durante 80 anos.
A mudança de chefia surge numa altura em que a De Beers acusa uma diminuição de receitas com a retracção da China e excesso de stocks de lapidados e polidos, mesmo com a vantagem que as sanções à Rússia lhe conferiram em relação à Alrosa.