Akshaya Tritiya: dia de abundância, prosperidade e diamantes

Como o festival anual de Primavera hindu e jainista, celebrado amanhã, é visto como uma ótima oportunidade de investimento em diamantes, espera-se que a procura pela pedra preciosa aumente entre 20 e 30 por cento na Índia.

O dia normalmente está relacionado com a compra de ouro, mas os especialistas prevêem uma procura mais fraca pelo metal precioso nesta temporada, antecipando que os diamantes irão ter um papel de destaque no Akshaya Tritiya.

A procura por gemas aumentará entre 20 e 30 por cento, uma vez que os consumidores têm mais possibilidades de realizar gastos discricionários.

Acredita-se que tudo o que é comprado naquele que é um dos maiores festivais de compra de jóias na Índia fica com a pessoa, ou na família, para sempre, e a maioria dos clientes entra, por isso, nas lojas para comprar a jóia que poderá ser passada de geração em geração.

“Esperamos uma boa procura por jóias de casamento e cravejadas de diamantes de alto valor. Também estamos a testemunhar uma mudança de paradigma no comportamento de compra entre os consumidores e a procura por diamantes de qualidade já tem sido muito forte na preparação para o Akshaya Tritiya”, realçou Eshwar Surana, diretor administrativo da Raj Diamonds.

Com a mudança dos tempos, estão a ser seguidas diferentes tendências na indústria de jóias.

O diretor administrativo notou que está cada vez mais a ver uma preferência por diamantes maiores e com uma excelente lapidação, trabalhados por mestres da área e cortados com precisão para criar o máximo de brilho possível.

Surana acrescentou que, como é habitual todos os anos, acredita que “a próxima temporada será frutífera para a indústria e irá estabelecer novos marcos”.

“No geral, estimamos que haja um crescimento de 20 a 25 por cento, em termos de valor, em relação ao ano passado, que ultrapassará as nossas expectativas de vendas”, acrescentou.

Amit Pratihari, vice-presidente da De Beers Forevermark, também prevê que o festival terá um impacte positivo no comércio de diamantes deste ano, especialmente no Sul da Índia, onde o Akshaya Tritiya é amplamente celebrado.

“Esperamos um crescimento de cerca de 25 a 30 por cento neste Akshaya Tritiya. No geral, estamos otimistas quanto à forte procura durante o festival, que irá adicionar brilho às vendas de jóias no comércio a retalho do resto do ano”, frisou Pratihari.

O vice-presidente observou que “com a mudança positiva nos padrões de consumo dos clientes na compra de itens que possuem significado e valor, os diamantes naturais continuam a ser procurados devido ao seu caráter inerente de preciosidade”.

Fontes: cnbctv18.com, Caratlane

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.