Categories: DestaquesIndustria

A nova financiadora belga focada nos comerciantes de diamantes médios

A empresa é uma special purpose entity (sociedade de propósito específico), ou seja, é uma sociedade empresária cuja atividade é bastante restrita e em norma é utilizada para isolar o risco financeiro da atividade que está a desenvolver.

No caso da Clarity Capital Finance, o objetivo é financiar os comerciantes de diamantes médios, cuja sede de negócio é também na cidade belga.

Além disso, atua como uma plataforma de receivable financing, que é um tipo de financiamento de contas a receber, no qual uma empresa recebe capital de financiamento relacionado a uma parte das suas contas. Os acordos normalmente são estruturados tendo como base uma venda ou um empréstimo.

Como foi fundada ainda este mês, neste momento, a própria empresa ainda está a tentar obter um financiamento a longo prazo de um investidor americano e os fundadores esperam começar a marcar a sua devida presença no mercado nos próximos dezoito meses.

A Clarity também espera ter os meios suficientes para inicialmente financiar entre dez e quinze comerciantes. O modelo de negócio foca-se essencialmente nas relações individuais e próximas e nas soluções financeiras para cada comerciante específico.

A financiadora está prevista ser uma ótima adição à indústria diamantífera da cidade, facto corroborado pelo apoio da importante organização no setor Antwerp World Diamond Centre (AWDC).

A equipa da Clarity Capital Finance vai ser constituída por quatro profissionais. O fundador e CEO é Gert Ovart, que conta com uma vasta experiência na indústria e comércio de diamantes.

Ovart foi durante dez anos gerente sénior de contas no Antwerp Diamond Bank, atualmente encerrado, e foi diretor da Alpalm BVBA durante catorze anos.   

Outra grande figura da Clarity é Serge De Bruyn, o seu co-fundador, que trabalhou durante mais de trinta anos em vários bancos, nas cidades de Londres e de Bruxelas.

A Clarity terá também um diretor de operações e uma equipa de analistas, que se dedicarão nos seguintes aspetos: crédito, cumprimento de normas e diligências operacionais e administrativas.  

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.