A Singapore International Jewelry Expo (SIJE), a feira de jóias mais famosa e antiga da região, decorreu no Marina Bay Sands Singapore Expo & Convention Centre, entre os dias 13 e 16 de Julho. A edição deste ano marcou o seu 18.º aniversário, contando com uma maior variedade de peças e participantes.
Aquela que é considerada a maior edição até hoje foi realizada num espaço com 8000 metros quadrados de área, que recebeu cerca de 285 joalheiros, fabricantes e exportadores de 28 países.
A SIJE destacou uma grande coleção de jóias e pedras preciosas avaliadas em mais de 200 milhões de dólares norte-americanos, contribuindo para o seu reconhecimento enquanto evento de jóias mais importante em Singapura, para o mercado da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e outros mercados.
Indranee Rajah, Ministra do Gabinete do primeiro-ministro e segunda Ministra de Finanças e Desenvolvimento Nacional, foi convidada de honra do célebre evento, inaugurado pela primeira vez há dezoito anos, onde também esteve presente Suryo Pratomo, Embaixador da República da Indonésia na Singapura. A Indonésia foi o principal país parceiro do evento.
As peças de joalharia da Indonésia, feitas com pedras e metais preciosos e pérolas dos mares do Sul de todo o arquipélago, atraíram os diversos visitantes que participaram na feira de quatro dias.
O pavilhão teve o apoio da Embaixada da República da Indonésia em Singapura, do Ministério de Comércio e Indústria da Indonésia e do Banco da Indonésia.
Todavia, o maior pavilhão da SIJE era constituído por 61 joalheiros de Singapura de marcas conhecidas pelo público nacional, como CW Jewels, Foundation Jewellers, La Joie, Simone Jewels e Vihari Jewels.
Joalheiros e profissionais da área de outros países também marcaram presença no evento. No total, contou com 49 expositores de Hong Kong, 45 da Tailândia, 25 do Japão, 10 da Malásia, 9 de Itália, 7 do Sri Lanka, assim como de Espanha, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Portugal.

Imagem: Gemstone Co. (Instagram)
Em termos de visitantes, foram contabilizados mais de três mil provenientes de 41 países. A grande maioria deles eram de Hong Kong e da Tailândia, de acordo com Edward Liu, presidente honorário das Asian Federation of Exhibition & Convention Associations.
A edição especial deste ano teve ainda uma novidade: um programa de combinação de negócios apoiado pela Inteligência Artificial, com o objetivo de facilitar as compras e vendas realizadas nos salões da exposição.
Edward Liu acredita que as próximas feiras da SIJE serão ainda maiores e melhores, especialmente com a “contribuição da experiência italiana e mais expositores europeus”, que irão tornar o evento um dos melhores no Sudeste asiático.
Fontes: Rough & Polished, SIJE, Edward Liu (LinkedIn)