Na terceira edição do Jewellery Trend Report, Richa Singh, diretora administrativa do NDC na Índia e no Médio Oriente, revela que o movimento, cuja máxima é “mais é mais”, dita o tom da era atual.
Foi destacado que o maximalismo está “fadado a cativar o público em todo o mundo, marcando os tapetes vermelhos e sendo a escolha favorita do glamour durante as épocas festivas” deste ano.
O tema, que já se tornou bastante popular entre a geração Z, insta a “viver a vida sem remorsos, [pois] as pessoas têm percebido a importância de cada momento, que é fugaz, e a geração mais jovem escolheu opções de moda mais distintas para se destacar na multidão”, observou a organização.
O relatório contou com a ajuda de especialistas das áreas de design, moda e jornalismo, que fazem parte do NDC’s Style Collective. São eles: Rhea Kapoor, HH Maharani Radhikaraje Gaekwad de Baroda, Roohi Oomerbhoy Jaikishan, Sarah Royce-Greensill, Katerina Perez, Nonita Kalra, e Bibhu Mohapatra.
Três grandes tendências “incorporam a filosofia de ‘estilos abundantes e sem medo de ser visto’, que se mantêm enraizadas na moda lenta sustentável”.
Os designs mais apelativos deste ano são os maxi brincos e gargantilhas (XXL Earrings & Chokers), os diamantes com outras pedras preciosas (Diamonds with Gemstones), e o solitário moderno (Modern Solitaire).
Os brincos e gargantilhas XXL são peças que atraem a atenção de todos. Desempenham um papel importante na forma como a pessoa que as usa é vista.

Imagem: NDC
O tamanho significativo das jóias não “sobrecarrega o seu usuário, mas complementa a sua articulação de estilos pessoais”. Muito mais do que acessórios que complementam peças de vestuário, podem ser os grandes protagonistas de todo um visual.

Imagem: NDC
A segunda tendência combina os diamantes naturais com outras pedras preciosas, que se complementam a nível da cor. A subtileza e brilho dos diamantes brancos são evidenciados pelas cores das gemas.

Imagem: NDC
“A renovação da relevância da cor em jóias preciosas reflete um estilo de moda mais alegre e experimental, após um período de contenção”, notou o NDC.

Imagem: NDC
A Modern Solitaire é uma versão do maximalismo que incorpora o “poder de um” nas jóias.

Imagem: NDC
A tendência é explicada como uma reinvenção do solitário, que é uma das peças de joalharia mais essenciais de sempre, em brincos, anéis, pulseiras e colares que refletem o estilo pessoal de cada um. O solitário moderno adquire um novo sentido este ano nas suas mais variadas formas.


Imagens: NDC
Richa Singh disse: “Sob a égide de viver ao máximo, as jóias com diamantes naturais ajudam os consumidores a encontrar uma expressão física da sua individualidade. A terceira edição do nosso relatório de tendências de jóias é uma combinação de peças de vanguarda, coloridas e maiores que a vida que o fazem se sentir especial.”
Como “reflexo da perspetiva atual do consumidor, o relatório dá informações importantes sobre o mundo da joalharia com diamantes e a sua evolução como um símbolo da moda lenta ao longo do tempo e das gerações”, frisou a diretora administrativa.
A empresária e especialista em moda Roohi Oomerbhoy Jaikishan realçou que na compra de um diamante natural existe “romance e adrenalina”.
Bibhu Mohapatra, designer de moda, salientou a questão de que as jóias contribuem para a história individual dos seus usuários e, como tal, devem ser usadas todos os dias, em vez de serem guardadas somente para ocasiões especiais.
“Os diamantes naturais são preciosos, mas também estão entre os mais antigos e duram para sempre. Portanto, usá-los com um pouco mais de esforço definirá como evoluímos o nosso relacionamento com eles. A facilidade de tornar o diamante natural o seu amigo é que pode transformá-lo para se adequar a si, ao sobrepor peças e jogar com os diferentes cortes e formas”, afirmou Mohapatra.
Fontes: PR Newswire, Jewellery Trend Report 2023, Natural Diamond Council