Angola e Namíbia assinam acordo de cooperação

O CEO da Namibia Desert Diamonds (NAMDIA) manifestou interesse em trabalhar com as empresas angolanas de diamantes após a visita do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Pedro Azevedo, à sede da NAMDIA, em Windhoek.

spot_img

Diamantino Azevedo, durante a sua visita à sede da NAMDIA, onde se encontrou com o seu homólogo S.E. Tom Alweendo, de quem tinha surgido o convite, foi acompanhado por Jovelina Imperial e Costa, Embaixadora de Angola na Namíbia, José Manuel Ganga, Presidente Júnior da ENDIAMA, Eugénio P. Bravo Da Rosa, Presidente da SODIAM, bem como pelos executivos de energia das instituições e membros do Ministério das Minas e Energia da Namíbia, tais como a Comissária dos Diamantes, Miina Aune Gahutu.

A delegação reuniu-se com técnicos namibianos e discutiu acções legislativas e regulamentares necessárias para assegurar mercados saudáveis e funcionais.

Os diálogos destacaram o potencial da Namíbia e de Angola na promoção dos diamantes da região para gerar ainda mais valor aos países.

De acordo com a relações públicas da NAMDIA, Beverley Coussement, a visita proporcionou à delegação uma oportunidade de estabelecer relações comerciais formais e lançou as bases para uma cooperação futura entre os dois países.

“A visita da delegação angolana de diamantes é uma prova da reputação da NAMDIA como líder no seu sector. A empresa espera construir uma forte relação com a delegação e continuar a dar prioridade a práticas sustentáveis na optimização do seu modelo empresarial, à medida que se aventura nos seus novos horizontes de expansão”, declarou a relações públicas, Beverley Coussement.

“A visita proporcionará a ambas as nações uma oportunidade de explorar possíveis ligações que possam fortalecer as relações e oferecer uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e perícia”, disse o Presidente do Conselho de Administração da NAMDIA, Bryan Eiseb.

As duas entidades assinaram um Memorando de Entendimento entre Angola e a Namíbia em Novembro passado, na Conferência Angola Oil & Gas 2022, com o objectivo de reforçar a cooperação nos campos do petróleo e gás natural, bem como abordar o desenvolvimento de capacidades locais e a transição energética.

Fontes: thediamondloupe e energycapitalpower.com

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES