Botsuana quer mais especialistas em diamantes

O país pretende aumentar o número de trabalhadores qualificados na cadeia de valor dos diamantes, objetivo que se insere na iniciativa de beneficiamento e capacitação da sua população.

spot_img

Em ocasião da abertura do Stargems Diamond Training Center, um centro de treino de pessoas com foco na área diamantífera, em Gaborone, o Ministro de Minerais e Energia do Botsuana, Lefoko Moagi, afirmou que “deve haver um número crescente de especialistas nessa indústria em particular”.

O novo centro de treino é apoiado pela Stargems, uma fabricante e revendedora global de diamantes com sede no Dubai, que iniciou as suas operações no Botsuana em Fevereiro.

Moagi considerou a instituição como “um transformador económico que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que dará um impulso às comunidades através da transferência de habilidades, capital humano, desenvolvimento, e emprego e impulsionará a economia do país”.

Espera-se que o Stargems Diamond Training Center apresente uma variedade de aulas teóricas e práticas, que incluirão avaliações do diamante bruto até a classificação e polimento da pedra, o que irá permitir que os alunos conheçam toda a cadeia de valor do diamante e desenvolvam as suas capacidades.

A StarGems planeia processar até 3 000 quilates por mês até o final deste ano, com o sistema automizado DaVinci para lapidar diamantes.

Fontes: IDEX Online, News Ghana.com, Xinhua

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES