De Beers encerra duas minas no Canadá

As minas de diamantes Victor e Snap Lake, no Canadá, serão agora encerradas de forma definitiva. Os locais serão reabilitados para beneficiarem as comunidades das regiões.

spot_img

O De Beers Group anunciou que a mina Victor e a mina Snap Lake entraram na etapa final de encerramento ativo, após esse processo ter sido iniciado em 2019 e em 2022, respetivamente.

Na mina Victor, situada nas planícies de James Bay, no Norte de Ontário, a maior parte da infraestrutura já foi removida e mais de dois terços do local foram reabilitados e passaram por um processo de revegetação.

Após o seu encerramento permanente, a empresa afirmou que irá realizar a monitorização a longo prazo do local.

Mina Victor
Imagem: The Beers Group

Na mina Snap Lake, localizada a cerca de 220 km a Nordeste de Yellowknife, nos Territórios do Noroeste, toda a sua infraestrutura será removida até ao final deste ano.

O local será preparado para um processo de revegetação a partir do próximo ano, seguido de uma monitorização a longo prazo.

A Victor foi a primeira e única mina de diamantes da província de Ontário e foi inaugurada em Julho de 2008; a Snap Lake foi a primeira mina da empresa no Canadá, inaugurada também em Julho de 2008, e a única mina de diamantes totalmente subterrânea do país.

Mina Snap Lake
Imagem: The Beers Group

Os projetos de encerramento das duas minas receberam importantes aprovações regulatórias em Dezembro do ano passado.

O Ministério de Minas de Ontário aceitou e apresentou a Emenda 5 do Plano de Encerramento (CPA5) para a mina Victor, e o Departamento Federal de Pesca e Oceanos autorizou o estabelecimento de um viveiro de peixes no local. 

O CPA5 e o viveiro de peixes foram desenvolvidos em conjunto com a Primeira Nação Attawapiskat e incluiu informações relevantes dadas pela própria.

O Conselho de Terras e Águas do Mackenzie Valley aprovou o Plano Final de Encerramento e Recuperação da mina Snap Lake após quase quatro anos de revisão pública, que envolveu também as comunidades indígenas. 

Moses Madondo, diretor administrativo do De Beers Group Managed Operations, disse: “Reconhecemos que a nossa responsabilidade de proteger a terra, a água e a vida selvagem se estende a todos os aspetos das nossas atividades, desde a exploração até à construção e produção.”

“Estamos imensamente orgulhosos do trabalho que estamos a fazer para reabilitar os locais de Victor e Snap Lake e garantir que eles representem ecossistemas produtivos tanto para as pessoas quanto para a vida selvagem”, acrescentou Madondo. 

A De Beers tem agora um projeto diamantífero ativo no Canadá: a joint venture Gahcho Kué, nos Territórios do Noroeste, que também tem uma equipa de exploração em busca de novos depósitos de diamantes.

Contudo, a empresa está a avançar com o Projeto Chidliak, na Ilha de Baffin, ao usar os princípios da tecnologia FutureSmart Mining.

Fonte: De Beers Group, The Diamond Loupe

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES