Diamantes amarelos mais procurados em 2022

Os preços dos diamantes de cores extravagantes aumentaram em 2022, que também ficou marcado por uma grande procura por diamantes de cor amarela.

spot_img

Os diamantes coloridos foram bastante populares no ano passado, de acordo com a Fancy Color Research Foundation (FCRF), e em particular os amarelos, que tiveram um aumento em todas as categorias.

Israel Papushado, que fornece os dados da organização, comentou: “2022 foi um ano muito bom para os diamantes amarelos de cores extravagantes em todos os tamanhos e saturações. Parece que os diamantes amarelos com alto grau visual e em certas formas aumentaram mais do que o refletido no índice.”

A FCRF calcula o índice de preços dos diamantes amarelos, rosa e azuis em Hong Kong, Nova Iorque, Tel Aviv e Genebra.

No fim do ano passado foi registado um índice de preço médio de todos os diamantes de cores extravagantes 3,9% mais elevado do que aquele que tinha sido registado no início do ano.

Os preços dos amarelos subiram 4,6% no ano, enquanto os preços dos diamantes rosa cresceram 3,9%. A terceira maior subida verificou-se na categoria dos azuis, que aumentaram 1,8%.

As categorias que apresentaram o melhor desempenho de todas durante o ano foram a dos rosa fancy-vivid de 1,5 quilates, que aumentou 9,3%, e a dos amarelos fancy de 8 quilates, que subiu 9%.

No entanto, os diamantes azuis de 8 quilates e os de 3 quilates foram os que tiveram uma menor procura, registando quedas de 1,8 e 1%, respetivamente.

“Os diamantes rosa fancy tiveram um desempenho sem mudanças significativas em comparação com os anos anteriores; no entanto, os diamantes azuis não tiveram o desempenho esperado, provavelmente devido às limitações do mercado chinês, que parece que vai mudar muito em breve”, frisou Israel Papushado.

Tendo em conta o quarto trimestre, o Fancy Color Diamond Index da organização divulgou que os diamantes rosa de 1,5 quilates lideraram o segmento ao registar uma subida de 4,6% e de seguida estiveram os amarelos que cresceram 1,5% e não apresentaram quedas em nenhum tom.

Fonte: Rapaport

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES