Jânio Corrêa Victor afirmou, no encerramento do balanço das realizações de produção, comercialização e exportação de diamantes em 2022, que ocorreu na sede do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que se prevê que a fase de produção do projeto localizado na Lunda-Sul arranque este ano.
O secretário de Estado referiu que “o kimberlito de Luaxe entrará em funcionamento este ano e que os constrangimentos causados por questões [relativas à] energia elétrica serão ultrapassados”, avançou a ENDIAMA.
Corrêa Victor comentou: “Vamos tentar produzir com menos custos de operação. Sabemos que o ministério de Energia e Águas tem estado empenhado em resolver os constrangimentos de energia elétrica e isso é bom para as nossas áreas de produção. Temos em perspetiva fontes alternativas.”
No início deste mês uma equipa da ENDIAMA visitou as obras da central de tratamento do projeto e chegou à conclusão de que a construção da nova infraestrutura se mostra bastante promissora.
O administrador executivo para o Planeamento Estratégico e Operações Mineiras, Laureano Receado Paulo, afirmou que “o subsetor [do país] poderá registar um aumento significativo na produção de diamantes com a conclusão das obras da central de tratamento e a sua entrada em funcionamento”.
Fonte: ENDIAMA