A jornalista, que já trabalhou em jornais de renome mundial como o Times, o Financial Times, o The Guardian, o The Economist, no qual é editora da secção de luxo da 1843 Magazine, uma revista focada em conteúdos sobre lifestyle, junta agora um novo cargo ao seu extenso currículo: o de diretora executiva do RJC.
No comunicado à imprensa, o RJC salientou que “além de criar e editar conteúdo de luxo, Melanie Grant trará uma experiência significativa de liderança para a função”.
O Responsible Jewellery Council é uma organização que verifica se as práticas comerciais estão a seguir os padrões de sustentabilidade em relação aos diamantes, às pedras preciosas coloridas, à prata, ao ouro e aos metais do grupo da platina.
Neste momento, possui cerca de 1 700 empresas associadas em 71 países, que abrangem toda a cadeia de fornecimento de jóias, desde a mina até à venda do produto.
“Estamos hoje com a sustentabilidade onde estávamos com a transformação digital há vinte anos. Aqueles que a adotaram prosperaram, mas também conquistaram clientes novos e mais jovens. Aqueles que a rejeitaram de várias maneiras ficaram para trás”, frisou a nova diretora executiva.
Melanie Grant tem defendido na última década que a joalharia seja considerada igual à arte e alcance o mesmo estatuto.
Enquanto trabalhava no jornal The Economist, no qual já trabalha há cerca de 16 anos, tirou um ano sabático para escrever o seu primeiro livro sobre a jóia enquanto arte, intitulado Coveted: Art and Innovation in High Jewellery, publicado em Outubro de 2020.
Agora, a recém-nomeada diretora executiva terá como função continuar a aumentar a consciencialização entre os consumidores, designers, marcas e especialistas dos vários setores sobre a necessidade de fortalecer práticas comerciais sustentáveis na indústria de jóias e de relógios.
Melanie Grant “pretende trazer clareza e criatividade a esta complexa e vitalmente importante área do luxo”, declarou o RJC.
“A sustentabilidade é o maior problema que a indústria de relógios e de jóias enfrenta hoje e quero ajudar todos a entender o que podem fazer para se tornarem parte desse movimento. Sinto-me privilegiada por ter sido selecionada para esta tarefa monumental”, sublinhou Melanie Grant.
David Bouffard, presidente do conselho do RJC, afirmou: “Em nome do conselho, da equipa e de todos os nossos membros, tenho orgulho de dar as boas-vindas a Melanie como a nossa nova diretora executiva. Ela ama e conhece profundamente as jóias e os relógios e um conjunto de habilidades criativas únicas voltadas para a indústria e para o consumidor.”
“Acredito que levará o RJC com sucesso a uma nova era, à medida que continuamos a cumprir a nossa missão de melhoria contínua da integridade da cadeia global de fornecimento de jóias e de relógios”, acrescentou David Bouffard.
Fontes: PR Newswire, RJC