Lulo: encontrados 41 diamantes em amostra de kimberlito

A Lucapa Diamond Company divulgou num recente comunicado que recuperou 41 diamantes, incluindo dois especiais, de mais de dez quilates cada, de uma amostra a granel de um kimberlito do seu projeto mineiro em Angola.

spot_img

A diamantífera australiana confirmou que o kimberlito L164 é uma fonte primária de diamantes de tamanho especial, uma vez que foi possível descobrir alguns no processamento de uma nova amostra a granel.

O diretor administrativo da Lucapa, Stephen Wetherall, declarou: “O programa de exploração de kimberlito no Lulo mostrou uma prova tangível de que a mina possui fontes primárias que contêm diamantes especiais, o que confirma aquilo que a Lucapa e os seus parceiros previam há muito tempo.”

Foram recuperadas 41 pedras, de 66,05 quilates no total, das quais duas são consideradas especiais, pois possuem mais de 10,8 quilates cada. A maior tem 15,27 quilates e a segunda é de 12,37 quilates, somando no total 27,64 quilates.

À esquerda, o diamante de 15,27 quilates; à direita, o de 12,37 quilates
Imagem: Lucapa Diamond Company

A empresa afirmou ainda que doze dos diamantes encontrados têm mais de um quilate, o que se traduz num peso de 50,21 quilates, ou seja, cerca de 76% do peso total das pedras recuperadas.

A Lucapa tinha anunciado, em Dezembro do ano passado, que tinha conseguido descobrir vinte diamantes, de 15,51 quilates, de outra amostra do mesmo kimberlito. O maior diamante pesava 1,95 quilates.

“As avaliações iniciais indicam que as pedras do depósito kimberlítico têm um tamanho maior, cada uma em média com 1,61 quilates. Um depósito que se compara bastante com duas das principais fontes de kimberlito que têm as maiores pedras do mundo, as minas Mothae e Letšeng, no Lesoto”, explicou Stephen Wetherall.

Fonte: Lucapa Diamond Company

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES