A gigante diamantífera russa revelou hoje que extraiu dois diamantes de grandes dimensões e de alta qualidade no mesmo dia, em Yakutia.
Referiu que foi um evento único porque coincidiu com a comemoração do feriado dos banqueiros russos.
Os dois diamantes com qualidade de gema foram extraídos da central de processamento nº 12 do minério do tubo de Udachnaya.
O maior deles possui 67 quilates e tem dimensões de 30x20x14 mm. O segundo, que tem uma forma octaédrica, pesa mais de 52 quilates, mede 25x22x17 mm e pertence ao raro tipo IIa.
Os diamantes do tipo IIa são bastante raros, uma vez que quase não contêm impurezas de nitrogénio, ao contrário dos diamantes do tipo Ia que são mais comuns e na sua estrutura cristalina existem grupos de átomos de nitrogénio.
Dmitry Amelkin, diretor de estratégia da Alrosa, comentou: “Encontrar dois desses raros diamantes com qualidade de gema no mesmo dia é uma coincidência única. É simbólico que isso tenha acontecido justamente no tubo de Udachnaya, que tem vindo a ser acompanhado de boa sorte desde a sua descoberta.”
O diretor acrescentou que a extração das duas pedras também se deve ao facto de “os especialistas da Alrosa começarem a modernizar o esquema regular de processamento de diamantes para a recuperação adicional de diamantes do tipo IIa” há algum tempo.
“A modernização bem-sucedida foi realizada em pouco tempo e no final de 2021 a tecnologia foi colocada em operação comercial na UGOK (Divisão de Mineração e Processamento de Udachnaya). Isso aumentou a percentagem de extração dos diamantes livres de nitrogénio, mais raros e valiosos”, explicou Amelkin.
Nas centrais de processamento, os diamantes grandes são extraídos do minério através de separadores luminescentes de raios-X, dispositivos que usam a propriedade que o diamante natural tem de brilhar quando exposto aos raios-X.
No entanto, a Alrosa salientou que, como cada tipo de diamante reage e brilha de maneira diferente, para se extrair diamantes de alta qualidade do segundo tipo é necessário um ajuste especial do equipamento.
Fonte: Alrosa