O grande leilão do próximo ano da Heritage Auctions vai ser online e neste momento já é possível fazer ofertas no website da casa de leilões americana.
A primeira peça mais cara e simultaneamente com o maior valor de oferta até agora é um alfinete do joalheiro parisiense Jean Schlumberger para a Tiffany & Co., com a figura de um pássaro de diamantes debruçado sobre um citrino, chamado ‘Bird on a Rock’.

Imagem: Eldred’s
O citrino em forma de almofada tem aproximadamente 66 quilates, enquanto os cerca de 51 a 75 diamantes são full-cut, possuem 2,75 quilates, cor G-H-I e clareza VS. A jóia conta ainda com materiais como rubis, ouro e platina.
O alfinete está estimado em 20 000 a 30 000 dólares americanos, mas a oferta mais elevada atualmente é de 15 000 dólares.
De seguida, com um preço estimado de pré-venda entre os 9 000 e 12 000 dólares e o lance mais alto de 8 750 dólares, está um colar de tanzanite, diamantes e ouro branco.
A jóia pertencia à coleção do casal William e Norma Canelas Roth, que sempre estiveram ligados ao mundo das artes.

Imagem: Heritage Auctions
O tanzanite central com o topo em forma de triângulo tem 8 quilates e o colar possui dois tipos de diamante: full-cut de 4,55 quilates no total e de lapidação brilhante em forma de quadrado com 2,40 quilates.
As cores dos vários diamantes são G-H-I, a clareza SI e as formas predominantes são a redonda e a quadrada.
A ocupar o terceiro lugar na lista está um anel de safira e diamantes com ouro branco. A jóia está avaliada entre os 10 000 e os 15 000 dólares, no entanto, a oferta mais elevada até agora é de 8 000 dólares.

Imagem: Heritage Auctions
A safira oval que se encontra no centro da peça tem 5,31 quilates e os restantes diamantes quadrados têm 4,41 quilates, lapidação brilhante, cor G-H-I e clareza SI.
Tendo em conta a categoria dos diamantes coloridos, um anel que no centro tem um diamante amarelo-claro Fancy quadrado de 3,40 quilates e outros diamantes full-cut de 0,75 quilates no total pode ser considerado um dos grandes destaques do leilão.

Imagem: Heritage Auctions
A jóia era propriedade do mesmo casal referido anteriormente, William e Norma Roth, e está acompanhada por um relatório do GIA, de 14 de Novembro deste ano, que classifica a cor do seu diamante principal como Fancy Light Yellow e a clareza SI2.
O anel tem um preço estimado de pré-venda entre os 4 000 e os 6 000 dólares e a oferta atual mais elevada ultrapassa o preço mínimo, uma vez que é de 4 400 dólares.
Em relação à categoria dos relógios com diamantes, sobressaem dois relógios de duas marcas de luxo, na mesma faixa de preços estimados mínimos e máximos de pré-venda e, curiosamente, o mesmo valor relativamente à oferta mais elevada.
O primeiro é um relógio Astrale, da Bvlgari, de ouro branco, cujo bisel é cravejado de diamantes full-cut de 1,50 quilates, cor G-H-I e clareza SI.

Imagem: Heritage Auctions
O relógio, que pertencia a um património de Nova Iorque, está avaliado valer entre 4 000 e 6 000 dólares americanos, todavia a oferta atual mais elevada é de 3 950 dólares.
O segundo relógio é uma criação da Patek Philippe em ouro de 18 quilates e diamantes. O mostrador e o bisel possuem diamantes single-cut de 0,25 quilates no total, cor G-H-I e clareza VS.

Imagem: Heritage Auctions
O relógio apresenta um detalhe único: no mostrador cada número que ajudaria a indicar as horas foi substituído por um diamante.
A peça fazia parte de um património de Shreveport, no estado americano do Louisiana.