Os contratos das sightholders da De Beers, com início em 2021, iriam terminar no final de 2023, mas agora foram prolongados para estarem vigentes até 31 de Dezembro de 2024.
O porta-voz da De Beers David Johnson explicou ao JCK: “A extensão foi implementada após o reconhecimento do ambiente externo incerto resultante da situação geopolítica global e dificuldades macroeconómicas associadas.”
Johnson acrescentou ainda que tal como “fizeram no passado, estão simplesmente a procurar ser flexíveis para apoiar os clientes durante períodos de incerteza”.
O contrato gere como a empresa vende diamantes brutos aos seus clientes mais antigos. Em 2021, a De Beers apresentou um novo contrato que dividia as sightholders em três categorias: a de fabricantes, a de revendedores e a de vendedores a retalho, colocando cada grupo numa seleção de produtos mais personalizada.
No entanto, como já não é a primeira vez que a indústria enfrenta uma situação semelhante, alguns especialistas acreditam que o prolongamento da data dos contratos deu-se por outra razão.
Em Julho deste ano, a De Beers e o governo do Botsuana também tiveram negociações contratuais e ocorreu uma extensão do contrato por mais um ano.
Como a empresa poderá não ter a certeza da quantidade certa de diamantes brutos que virão do Botsuana, não conseguirá determinar a lista de contratos das sightholders, de acordo com outros especialistas.