A Provenance Proof, ou traduzido para português “prova da proveniência”, funciona como uma espécie de livro razão digital que usa a tecnologia blockchain.
É uma extensão de uma plataforma para gemas coloridas que a empresa suíça Gübelin tinha lançado, em 2018, também com a Everledger.
Tornou-se uma subsidiária independente, mas a cargo da House of Gübelin, em 2019, para ser uma entidade neutra que confirma a transparência dentro da indústria da joalharia e das gemas.
O mercado online permite que compradores e vendedores se liguem diretamente, isto é, afirma dar a possibilidade a todos os intervenientes da indústria de gemas de terem acesso ao comércio global, podendo oferecer e comprar gemas de forma transparente.

A plataforma pretende “dar aos consumidores a paz de espírito de que precisam” e afirma ainda: “a nossa meta é ajudar todos os participantes da indústria das gemas e da joalharia ao trazer a transparência aos seus produtos através de tecnologias de rastreabilidade de ponta.”
A Provenance Proof torna o mercado online disponível para o comércio, mas não está diretamente envolvida nas vendas ou compras, ou seja, é uma intermediária.
A partir do início de 2023, irá introduzir um modelo que inclui subscrições para ajudar no crescimento da blockchain.
A subscrição mais básica é a standard, que é grátis, de seguida a premium, que tem um custo de 49 dólares americanos por mês ou 499 dólares por ano e, por último, a premium plus, que custa 199 dólares por mês ou 1990 dólares por ano.
Até ao momento, cerca de quatro milhões de gemas e artigos de joalharia estão presentes na Provenance Proof, cerca de 500 utilizadores profissionais aderiram à plataforma, que conta também com mais de 280 participantes que vão desde joalheiros a lapidadores e ainda laboratórios de gemas.
O diretor da Provenance Proof, Klemens Link, explicou: “Nós acreditamos que uma transparência que se pode provar garante confiança, sustentabilidade e equidade na nossa indústria e [por isso] lançámos o Provenance Proof Marketplace.”
Leanne Kemp, a CEO da parceira Everledger, afirmou que a empresa “tem orgulho em contribuir para uma iniciativa de grande valor” e que “continua a mostrar a importância de práticas de trabalho justas e de responsabilidade ambiental por toda a indústria”.