O projeto Kennady North é totalmente detido pela empresa canadiana e inclui mais de 113 000 hectares de zonas e arrendamentos que cercam a mina Gahcho Kué (o projeto está a menos de 10 km da mina).
O programa de exploração de que foi alvo concentrou-se em novas descobertas através de uma análise detalhada de dados novos e históricos geológicos, geofísicos e minerais indicadores de presença de kimberlito.
Já tinham sido divulgados resultados do projeto em duas ocasiões este ano. O resultado provisório do programa de Inverno estava focado nas pesquisas geofísicas e na perfuração de anomalias baseadas em lagos, relatados no comunicado à imprensa do dia 17 de Maio.
O programa de Verão concentrou-se na perfuração de alvos geofísicos acessíveis por terra e no acompanhamento de amostragens de anomalias de kimberlitos geradas a partir do programa de amostragem de 2021.
Ambos os resultados da exploração deste ano estão resumidos no mais recente comunicado à imprensa, que inclui também uma outra descoberta: a da Hearn Northwest Extension na mina Gahcho Kué.
Foram perfurados no total 5 355,9 metros na exploração concluída ao longo dos programas de 2022. Dos trinta e cinco furos de sondagem vinte e cinco cruzaram-se com o novo kimberlito.
O kimberlito, chamado KE, é uma ocorrência nova e distinta que está localizada a cerca de 450 metros a Leste do kimberlito Kelvin. O projeto passa a ter três kimberlitos conhecidos: o Kelvin, o Faraday e o KE.

Imagem: Mountain Province Diamonds
A sua descoberta foi possível graças a uma revisão dos históricos eletromagnéticos de loop horizontal e dados geofísicos magnéticos daquilo que foi perfurado no final do programa de Verão.
O kimberlito KE foi encontrado através de três furos de sondagem que confirmaram uma série de camadas de rocha hipabissal, isto é, de rocha subvulcânica, com uma interseção máxima de 2,13 metros.
Estão também a ser planeadas mais perfurações do kimberlito KE para o programa de exploração do próximo ano.