A reunião especial seria realizada para pedir a aprovação da transação de refinanciamento ao emitir cerca de 195,9 milhões de dólares americanos, das New Loan Notes como a empresa refere, em vez dos 190 milhões de dólares iniciais (das Existing Notes).
Um comité específico (referido como Comité Especial no comunicado) do conselho de administração da empresa está a analisar e supervisionar a transação proposta, assim como quaisquer outras possíveis transações alternativas destinadas a refinanciar parcialmente as Existing Notes.
O acordo em relação à emissão das New Loan Notes, cuja Linha de Crédito Júnior (Junior Credit Facility) foi aprovada pelos acionistas a 28 de Fevereiro deste ano, teria uma taxa de juro efetiva de 14% ao ano depois do dia 15 de Dezembro, sendo que 2% seria um extra sobre o resultado mínimo total de 12%, garantido ao abrigo das New Loan Notes.
Devido ao facto de as New Loan Notes estarem a ser emitidas com desconto e conterem também um true-up mechanism, isto é, um pagamento feito após o fim da transação para ajustar qualquer diferença entre o preço de compra, a sua taxa de juro efetiva é de 12%.
Mas, ao ser aplicado um true-up mechanism e o cupão de juros à Linha de Crédito Júnior e manter os 2% de taxa de juro contemplados para essa dívida resulta numa taxa de juro efetiva de 14%.
O empréstimo da Linha de Crédito Júnior será feito por uma entidade a cargo do empresário irlandês e maior acionista da empresa, Dermot Desmond. Os investidores das New Loan Notes também incluem outras entidades da propriedade de Dermot Desmond.
A Mountain Province acrescenta que a transação proposta está sujeita à aprovação da Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange) e de todos os acionistas, mesmo daqueles que não demonstram grande interesse na circular alterada.