As receitas caíram 31%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 49,9 milhões de dólares americanos. O lucro líquido caiu 86%, para 1,8 milhões de dólares, informou a Lucara na quarta-feira.
Os lucros obtidos com as vendas dos brutos de Karowe caíram 36%, para 46,5 milhões de dólares. O volume vendido caiu 15%, para 99 301 quilates e o preço médio baixou 43%, para 337 dólares por quilate. O resto da receita veio da venda de mercadorias de terceiros na plataforma online da Lucara, Clara.
A diretora-executiva da Lucara, Eira Thomas, disse que “a plataforma Clara continuou a fazer um bom progresso, adicionando a opção de realizar vendas para um mercado secundário”. “O fornecimento de terceiros representa mais de 40% das vendas dessa plataforma online”, acrescentou.
A administração afirmou que estes resultados negativos surgem de uma diminuição no número de diamantes de maior peso que a empresa vendeu para a HB Antwerp. O fabricante belga tem um contrato com a Lucara para comprar todas as pedras brutas da Karowe de 10,8 quilates ou mais. A empresa canadense recebe uma parte do lucro obtido com a venda do produto final polido.
“Apesar da queda geral nas receitas obtidas no terceiro trimestre, o mercado de diamantes continua a sustentar preços altos uma vez que existe, neste momento, uma procura constante e alguma falta de fornecimento”, disse a Lucara.
A produção da mina Karowe caiu 19%, em comparação com o mesmo trimestre em 2021, para 78 879 quilates.