O presidente da empresa, John Teeling, afirmou estar “satisfeito por ter recebido todas as aprovações que permitiram que a aquisição fosse concluída”, acrescentando que “isso vai permitir que a empresa acelere o processo de licenciamento para exploração da mina Thorny, com algumas operações a já terem sido iniciadas”.
A Vutomi Mining e Razorbill Properties 12, que em conjunto se identificam como Vutomi, detinham os direitos de mineração da mina Thorny River, bem como outros ativos de exploração.
Este negócio envolveu a aquisição de cerca de cinquenta e sete milhões de ações ordinárias pela Vutomi, na Botswana Diamonds, com um valor de 0,0027 dólares americanos cada uma.
Não existem cláusulas de bloqueio no acordo, mas as ações de contraprestação serão emitidas em duas partes iguais, com três meses de intervalo entre cada uma, a serem pagas após a conclusão das negociações.
A primeira parcela a ser paga consiste em cerca de 28,5 milhões de ações de contraprestação e foi emitida a 28 de Setembro para os fornecedores da Vutomi.
Thorny Rivers é o local de um projeto de mineração de diamantes na província do Limpopo, na África do Sul, que vai iniciar agora a sua primeira exploração. Abrange as propriedades de Frischgewaagt, Hartbeesfontein e Doornrivier, que representam mais de 2771 hectares e se estendem até aos sistemas de kimberlito de Klipspringer, Kudu, Leopard e Marsfontein, terrenos que já foram explorados no passado e são conhecidos pelos seus rendimentos de diamantes.